in

Patro Contreras é a nova presidente da Coviran

Patro Contreras

Patro Contreras, sócia natural de Córdoba, vai ser a nova presidente da Coviran. Esta é a primeira vez que uma mulher fica à frente do Conselho Reitor da cooperativa, funções que assume para os quatro próximos exercícios.

A eleição deste órgão de gestão, composto por 16 membros, aconteceu este domingo, dia 9 de junho, na Assembleia Geral de Sócios da Coviran, que decorreu em Granada, onde foram também aprovadas as contas de 2018. De acordo com a cooperativa, o exercício concluiu com 2.467 sócios (2.244 em Espanha e 223 em Portugal) e 3.034 supermercados, dos quais 283 implantados em Portugal. A quota de mercado também foi ligeiramente aumentada até 2,76% em Espanha e 0,88% em Portugal, mas, considerando apenas os estabelecimentos até 1.000 metros quadrados, este valor eleva-se para 6,42% em Espanha e 2,55% em Portugal.

Rafael Cortés

No plano económico, destaca-se o crescimento do valor de negócio em 5,6%, assim como as vendas brutas sob insígnia, que alcançaram os 1.372 milhões de euros.  Deste valor, cerca de 134 milhões de euros correspondem a vendas realizadas em Portugal e 1.238 milhões de euros a Espanha. Em relação ao lucro antes de impostos da cooperativa, o valor eleva-se até aos 1,42 milhões, 13,6% mais que no ano anterior. “Este modelo cooperativo converteu-se numa resposta de futuro e de confiança para milhares de pequenos e médios empresários de Espanha e de Portugal, que criam através dos seus supermercados emprego e riqueza no seu âmbito mais próximo”, afirma Rafael Cortés, diretor geral da Coviran.

Publicidade

Publicidade

GMS Store inaugura nova loja Apple Premium Reseller no Braga Parque

83% das pessoas consideram o entretenimento uma necessidade vital