O Regi-robo, desenvolvido pela Panasonic, promete mudar o paradigma dos pagamenjtos nos supermercados. Trata-se de um cesto de compras conectado, no qual os produtos e artigos desejados são introduzidos, incorporando uma etiqueta RFID.
O processo consiste, portanto, em duas partes. Por um lado, a identificação dos produtos é feita através dos rótulos, com chips que incluem toda a informação dos mesmos. Por outro lado, o cesto é colocada dentro do sistema de pagamento robótico, onde a base se abre e o conteúdo é colocado num saco plástico. Um leitor identifica todas as etiquetas, processando o pagamento. Finalmente, o sistema eleva-se com os produtos já no saco, depois de ter confirmado o pagamento.
A Panasonic esclarece que a sua intenção não é substituir, mas ajudar os funcionários. Na verdade, o que propõe é que o robot seja responsável pela cobrança, enquanto os trabalhadores se dedicam a outras tarefas de maior valor acrescentado.
A multinacional japonesa também garante que o objetivo é encurtar o tempo para realizar a compra e oferecer uma nova experiência aos clientes, promovendo, ao mesmo tempo, maior produtividade. Outra questão importante é que o sistema permite que o pagamento seja feito não apenas com um cartão de crédito, mas também em numerário.