in

Pagamentos aumentam 9% em número e 5% em valor no período de verão

compras
Imagem Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

O consumo em Portugal cresceu 9% em número de operações e 5% em valor (levantamentos e compras), face ao mesmo período do ano passado. O valor médio por cada operação foi de 40 euros, menos dois euros do que no ano anterior, segundo os dados fornecidos pelo SIBS Analytics.

No sentido de perceber os hábitos de consumo em Portugal, entre julho e agosto, a SIBS divulga, em parceria com o Turismo de Portugal, os indicadores da atividade registada na rede Multibanco, nomeadamente no que diz respeito aos pagamentos e levantamentos.

Fazendo uma análise por sectores, o SIBS Analytics revela que os que registaram maior crescimento foram os sectores do lazer (mais 20% em número e 1% em valor de operações) e da restauração (16% em número e 9% em valor de operações). É ainda de destacar que, nos meses de verão, uma em cada sete compras em Portugal foi realizada por cartões estrangeiros.

O consumo por cartões estrangeiros em Portugal aumentou 9% em número de operações efetuadas face a 2023, apesar de valor ter registado um decréscimo de 2% face a 2023. O top 5 dos países estrangeiros com maior consumo em Portugal é composto pela França (21%), Reino Unido (13%), Espanha (12%), Estados Unidos da América (7%) e Países Baixos (5%). O valor médio por cada operação com cartões estrangeiros situou-se nos 44 euros, uma redução de cinco euros em comparação com o período homólogo.

 

Férias dos portugueses

Quanto às férias dos portugueses em Portugal, verifica-se um aumento de 3% no número de operações e de 8% no valor do consumo, em relação ao mesmo período do ano passado, com um valor médio por cada operação de 40 euros. O distrito de Faro revelou, mais uma vez, ser o destino de eleição, tendo 19% das operações com cartões nacionais efetuadas a mais de 50 quilómetros do local de origem sido realizado na região do Algarve.

Em termos de variação face a 2023 do número transações no distrito de Faro pelos turistas nacionais, verifica-se um aumento das operações com cartões nacionais de origem em Braga (3%), Leiria (2%), Beja (2%) e Santarém (1%). Porto (-5%), Lisboa (-5%), Setúbal (-3%) e Coimbra (-1%), foram os distritos de origem que verificaram uma tendência de diminuição de transações na região do Algarve, enquanto Aveiro se manteve estável face a 2023.

Para além de Faro, os dados do SIBS Analytics relevam ainda que os portugueses começam a escolher outros destinos para passarem as férias de verão, como é o caso dos  de Lisboa e Porto, que registam um aumento do número de operações com cartões nacionais efetuadas a mais de 50 quilómetros do local de origem de 25% e 18% face a 2023, respetivamente.

As transações de portugueses no estrangeiro durante os meses de julho e agosto cresceram 10% em número e 3% em valor face ao mesmo período de 2023, tendo 73% do peso total sido concentrado entre Espanha (42%), França (16%), Itália (7%), Bélgica (4%) e Países Baixos (4%). O valor médio por cada operação feita por cartões portugueses fora do país foi de 46 euros.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

portugueses compra carro

89% dos portugueses considera importante ser proprietário de um carro

Delta Impossible Coffee

Delta The Coffee House Experience lança novo Impossible Coffee