in

Onde se fazem as compras de Natal?

De acordo com um estudo da Deloitte, os portugueses e os espanhóis demonstram comportamentos diferentes no que às compras de Natal diz respeito, sendo os únicos a preferir comprar em grandes armazéns.

Os portugueses estimam gastar uma média de 314 euros por agregado familiar, menos 7,1% do que no ano anterior. O valor gasto nas compras de Natal tem vindo a diminuir nos últimos anos. Em 2008, este valor situava-se nos 610 euros. “O valor estimado para este ano é, efetivamente, o segundo mais baixo da pesquisa, apenas ultrapassado em 2014, quando os consumidores portugueses estimaram gastar 270 euros”, explica a consultora.

A previsão dos portugueses está abaixo da dos restantes países europeus analisados em cerca de 63 euros. “Reino Unido e Espanha continuam a ser os países onde os gastos são mais elevados e, por oposição, Holanda, Rússia e Polónia os países em que as populações despendem menos nesta época festiva”, acrescenta Pedro Miguel Silva, da Deloitte.

Ainda segundo o estudo da Deloitte, os consumidores alemães, russos, italianos e belgas continuam a preferir as cadeias especializadas para realizar as suas compras. Já os consumidores britânicos continuam a preferir os super e hipermercados. O online continua a ser o canal preferido para procurar informações sobre os produtos a comprar, especialmente para produtos tecnológicos.

Mendes Gonçalves considerada uma das Melhores Empresas para Trabalhar

Efeitos económicos das eleições intercalares nos EUA