in ,

Oatly coloca rótulo de pegada carbónica nas novas embalagens

Packshot Oatly Avena Avoine Barista Edition Edge 1L

Para apelar à transparência na indústria alimentar, a Oatly mostra o impacto climático na embalagem de cada um dos seus produtos em Portugal.

A empresa de bebidas de aveia acredita que a rotulagem carbónica deve ser incluída em todos os produtos, da mesma forma que os ingredientes e a informação nutricional são atualmente exibidos.

 

Novas embalagens

As novas embalagens em Portugal terão um número que mostra as suas emissões totais de carbono, calculadas desde o campo de aveia até ao ponto de venda, incluindo o transporte. O resultado será localizado na parte detrás da embalagem da Oatly e num selo na parte da frente das bebidas de aveia.

“Acreditamos firmemente que as empresas deveriam ser obrigadas a comunicar os níveis de CO2 dos seus alimentos, da mesma forma que o conteúdo nutricional dos mesmos é explicado. Agora é o momento de tomar medidas urgentes para reduzir a sua pegada carbónica. Os números absolutos obrigatórios permitiriam aos consumidores comparar produtos e identificar escolhas sustentáveis. A indústria alimentar tem a responsabilidade de ser mais transparente”, explica Caroline Reid, diretora de sustentabilidade da Oatly para a EMEA.

 

Pegada ecológica

Em Portugal, várias organizações não governamentais lançaram recentemente uma petição a favor da criação de um rótulo obrigatório para a pegada ecológica dos alimentos.

Em março de 2019, as primeiras embalagens Oatly rotuladas com valores de pegada carbónica foram disponibilizadas na Suécia. Além disso, outros países na Europa que já declaram o CO2 na embalagem são o Reino Unido, Finlândia, Alemanha, e Países Baixos.

Adega-de-Vidigueira

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito reúne produtores de vinho de talha do Alentejo

Cortefiel AW22

Cortefiel lança campanha onde se posiciona, pela primeira vez, como plataforma multimarca