in ,

O que mudou com a pandemia?

Category Management Survey 2021

A preocupação em melhorar o merchandising online das marcas e produtos cresceu, de forma significativa, durante a pandemia e os fabricantes assumem agora esta como uma das variáveis críticas do seu marketing mix.

Os resultados do estudo Category Management 2021 demonstram mudanças nas prioridades antes e depois da pandemia e contrastes face à situação do sector em 2017, ano em que a TouchPoint Consulting lançou a primeira edição deste estudo, para caracterizar o desenvolvimento da área de gestão por categorias e obter ferramentas de comparação entre Portugal, outros países da Europa e os Estados Unidos, onde já foram realizados estudos neste âmbito.

 

Colaboração

No atual contexto, em que o foco está na eficiência devido à Covid-19, é fundamental a colaboração entre retalhistas e fabricantes. Apesar das constantes guerras de preços e promoções, ao longo dos últimos anos, a relação mantém-se colaborativa ou em vias de se tornar mais colaborativa (94%), revelando a partilha de um propósito maior: o consumidor.

Com o surgimento da pandemia, a preocupação com a melhoria das promoções passou para segundo plano e o foco dirigiu-se para o merchandising online/digital, que atingiu o topo das prioridades, subindo de 18% para 45%. Esta alteração demonstra uma necessidade das marcas em se adaptarem a um novo consumidor e a uma experiência omnicanal.

 

Otimização do sortido

Mas a otimização do sortido, apesar da perda de relevância, continua a ser a maior das preocupações dos fabricantes, com 63%. Os consumidores exigem cada vez mais uma resposta pronta às suas necessidades e, por isso, é fundamental que as gamas se adaptem à realidade de cada loja, às necessidades dos segmentos de consumidores que as frequentam e às necessidades exigidas pelas diferentes missões de compra. ao longo do dia.

O consumidor atual quer ter acesso às vantagens das lojas físicas (por exemplo, atendimento, ver os artigos, experiência de compra) e às vantagens do digital (sortido alargado, informação mais detalhada e atualizada, acesso a comentários e sugestões de outros clientes), sendo o resultado uma experiência de compra satisfatória seja qual for o canal.

Estas são algumas das principais mudanças que têm atingido o sector do grande consumo e da gestão por categorias, nos últimos anos, em particular o impacto da Covid-19. Durante as próximas semanas, estes e outros resultados farão parte do sumário executivo do estudo Category Management Survey 2021, que será publicado pela TouchPoint Consulting.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Boa Vida Ice Tea

Há uma nova marca portuguesa de ice tea

Vicentino_Gama Pinot Noir Naked

Vicentino reforça gama Naked com o lançamento do novo Pinot Noir Rosé