in ,

O que mudou com a pandemia?

Category Management Survey 2021

A preocupação em melhorar o merchandising online das marcas e produtos cresceu, de forma significativa, durante a pandemia e os fabricantes assumem agora esta como uma das variáveis críticas do seu marketing mix.

Os resultados do estudo Category Management 2021 demonstram mudanças nas prioridades antes e depois da pandemia e contrastes face à situação do sector em 2017, ano em que a TouchPoint Consulting lançou a primeira edição deste estudo, para caracterizar o desenvolvimento da área de gestão por categorias e obter ferramentas de comparação entre Portugal, outros países da Europa e os Estados Unidos, onde já foram realizados estudos neste âmbito.

 

Colaboração

No atual contexto, em que o foco está na eficiência devido à Covid-19, é fundamental a colaboração entre retalhistas e fabricantes. Apesar das constantes guerras de preços e promoções, ao longo dos últimos anos, a relação mantém-se colaborativa ou em vias de se tornar mais colaborativa (94%), revelando a partilha de um propósito maior: o consumidor.

Com o surgimento da pandemia, a preocupação com a melhoria das promoções passou para segundo plano e o foco dirigiu-se para o merchandising online/digital, que atingiu o topo das prioridades, subindo de 18% para 45%. Esta alteração demonstra uma necessidade das marcas em se adaptarem a um novo consumidor e a uma experiência omnicanal.

 

Otimização do sortido

Mas a otimização do sortido, apesar da perda de relevância, continua a ser a maior das preocupações dos fabricantes, com 63%. Os consumidores exigem cada vez mais uma resposta pronta às suas necessidades e, por isso, é fundamental que as gamas se adaptem à realidade de cada loja, às necessidades dos segmentos de consumidores que as frequentam e às necessidades exigidas pelas diferentes missões de compra. ao longo do dia.

O consumidor atual quer ter acesso às vantagens das lojas físicas (por exemplo, atendimento, ver os artigos, experiência de compra) e às vantagens do digital (sortido alargado, informação mais detalhada e atualizada, acesso a comentários e sugestões de outros clientes), sendo o resultado uma experiência de compra satisfatória seja qual for o canal.

Estas são algumas das principais mudanças que têm atingido o sector do grande consumo e da gestão por categorias, nos últimos anos, em particular o impacto da Covid-19. Durante as próximas semanas, estes e outros resultados farão parte do sumário executivo do estudo Category Management Survey 2021, que será publicado pela TouchPoint Consulting.

Publicidade

Boa Vida Ice Tea

Há uma nova marca portuguesa de ice tea

Vicentino_Gama Pinot Noir Naked

Vicentino reforça gama Naked com o lançamento do novo Pinot Noir Rosé