in

“O objetivo de Zespri é proporcionar aos consumidores o melhor kiwi possível”

Continuar a consolidação e o reforço da marca no mercado português são os objetivos da Zespri para 2017. A líder mundial na categoria de kiwi gere 30% do volume total deste fruto comercializado no mercado. Ao tradicional kiwi verde, juntou outra variedade, disponível no mercado nacional desde 2015, e que tem vindo a conquistar o paladar dos consumidores pelo seu sabor doce e tropical. 10 anos foi quanto demorou o processo de desenvolvimento do Zespri SunGold, que os portugueses já podem encontrar na maioria das lojas de retalho alimentar e da especialidade. Parceiros que Enrique Guio, Market Manager Ibéria da Zespri, caracteriza de estratégicos na divulgação deste produto a um consumidor final cada vez mais ávido de alternativas saudáveis para incorporar na sua dieta.

Grande Consumo – O que é, quando surgiu e como funciona a Zespri? Trata-se de uma cooperativa de produtores?
Enri
que Guio – Zespri é a marca líder mundial na categoria de kiwi, que gere cerca de 30% do total do volume deste fruto comercializado no mercado. Como empresa, surgiu em 1996, embora as suas origens remontem ao início do século XX, altura em que se registamos primeiros cultivos de kiwi na Nova Zelândia.
A sua estrutura de negócio é única, dado que pertence a uma organização composta por mais de 2.450 produtores de kiwi neozelandeses, que comercializam os kiwis Zespri em 60 países, em todo o mundo, o que faz com que a empresa seja uma referência mundial no sector da horticultura.
A empresa responsável pela organização de toda a estrutura comercial, de marketing e distribuição dos frutos a nível internacional é a Zespri International Limited, que tem a sua sede em Mount Maunganui, na Nova Zelândia. A sede na Europa situa-se em Antuérpia, na Bélgica, através da sua subsidiária Zespri International Europe N.V.

GC – Como e quando surgiu esta nova variedade de kiwi amarelo?
EG –
É importante salientar que a Zespri está focada em produzir apenas um tipo de fruta, o kiwi, o que permite que se especialize e trabalhe no desenvolvimento de novas variedades, sempre de forma natural, com novas características organoléticas que respondam às preferências e necessidades dos consumidores, em termos de gosto, mais qualidade nutricional e maior resistência ao longo do processo de cultivo e comercialização.
Assim, o Zespri SunGold foi criado com o objetivo de proporcionar um kiwi com um elevado valor nutricional e com uma ótima qualidade, que se adapte à procura dos consumidores de fruta, cada vez mais conscientes da necessidade de adotar uma alimentação saudável. Esta é a principal prioridade da Zespri.
Estes objetivos são alcançados através do Sistema Zespri, que assegura que todo o processo de produção dos seus kiwis, desde o cultivo até à venda ao consumidor, é único e homogéneo, para garantir que cada peça de fruta da marca chegue ao consumidor final com as melhores condições, em termos de qualidade e sabor.

GC – Quantos anos demorou a ser desenvolvida?
EG –
Zespri SunGold demorou 10 anos a ser desenvolvido. Começou no ano zero, com a seleção dos melhores frutos da colheita da marca, para fazer o cruzamento através da extração do pólen da planta macho e a introdução nas flores da planta fêmea. No ano um e dois, foram extraídas as sementes da fruta, que foi plantada nas estufas e transferida para os viveiros.
Do ano três ao
ano cinco, foram selecionadas e plantadas as sementes com as características do fruto que os consumidores mais gostaram, como a tolerância a PSA, sexo, sabor, cor e tamanho. Depois destes cinco anos, começámos a reproduzir as melhores seleções para serem desenvolvidos testes, em vários locais.
Foi realizada, também, uma experiência de exportação de fruta para garantir que esta poderia ser armazenada e transportada para os mercados, sem quaisquer problemas.
Após o desenvolvimento de todos estes ensaios, chegámos aos anos oito e nove, nos quais cortámos e selecionámos as videiras com as características corretas de produção, como a forma, rendimento e resistência a pragas e doenças. Após esta fase, foram testadas em múltiplos pomares.
Finalmente, e depois de vários testes, no ano 10 realizou-se o cultivo e o lançamento do Zespri SunGold.

GC – De que modo esta variedade se distingue da do kiwi verde, a que os portugueses estão mais acostumados, e da anterior variedade amarela, o Zespri Gold?
EG –
As principais diferenças passam pelo sabor, suculência e, claro, a sua cor. Zespri SunGold é amarelo brilhante no interior, tem um sabor doce, com um toque tropical e uma polpa muito suculenta. Para além disso, tem uma forma oval perfeita, com uma pele macia e sem pelos.

GC – Quando foi introduzida no mercado português esta nova variedade? Como tem sido a aceitação dos consumidores e como têm evoluído as vendas em Portugal?
EG –
A variedade Zespri SunGold foi introduzida no mercado português em 2015.
Desde o primeiro momento que foi aceite de uma forma muito positiva nos diferentes mercados, dado que o seu sabor, inovador e delicioso, respondeu às expectativas dos consumidores de fruta, em termos de gosto e benefícios saudáveis, dos quais se destacam o seu baixo teor calórico e a sua alta concentração de vitamina C, com 161,3 miligramas por cada 100 gramas, o triplo de uma laranja, excedendo, assim, a quantidade diária de que o nosso organismo necessita com apenas uma peça de fruta.
Zespri SunGold está a iniciar o seu caminho no mercado português e a empresa tem boas expectativas, tendo em conta a calorosa receção de
ste fruto noutros países, cujos consumidores têm preferências semelhantes à da sociedade portuguesa, como, por exemplo, Espanha.

GC – O que tem sido feito para comunicar e dar a conhecer esta variedade?
EG –
Zespri desenvolve campanhas de comunicação para estimular o conhecimento da marca e das suas diferentes variedades de kiwis entre os consumidores, através de atividades desenvolvidas com os media e com os distribuidores. A Zespri considera os operadores de distribuição parceiros estratégicos e, por isso, trabalha de perto com eles para agilizar os processos comerciais, fornecendo-lhes novas ferramentas que aumentam a visibilidade de Zespri no ponto de venda.


GC – O posicionamento como um snack saudável é importante para atrair os consumidores que estão cada vez mais sensíveis a produtos saudáveis e sustentáveis e estilos de vida mais adequados?
EG –
Certamente, essa é a tendência atual, mas Zespri sempre assumiu, entre os seus principais objetivos, a promoção de um estilo de vida saudável, oferecendo aos consumidores os melhores kiwis possíveis, que reúnem um sabor delicioso e uma ótima qualidade, com um elevado valor nutricional. É por isto que a empresa realiza um esforço contínuo de pesquisa científica, com o objetivo de demonstrar as propriedades organoléticas dos kiwis Zespri.

GC – Como é feita a distribuição do produto em Portugal?
EG –
Para que os kiwis Zespri SunGold estejam facilmente disponíveis para todos os consumidores em frutarias tradicionais, supermercados e hipermercados, a Zespri trabalha com duas empresas de reconhecido prestígio no sector de distribuição de fruta, em Portugal: Fiel e KiwiCoop.

GC – A origem da Zespri é neozelandesa, mas a produção tem sido licenciada a outros países, como Itália e França. Que condições tem um país de reunir para poder receber estas plantações? Portugal seria um bom candidato?
EG –
O objetivo de Zespri é proporcionar aos consumidores o melhor kiwi possível, durante os 12 meses do ano, para satisfazer a sua procura. Neste sentido, a Zespri está a exportar o Sistema Zespri para outros países, pesquisando as melhores áreas de produção, sem rejeitar, à partida, nenhuma origem. Os nossos técnicos especializados são responsáveis por analisar a possibilidade de estabelecer o Sistema Zespri, em cada local.

GC – É este licenciamento da produção que permite contrariar a sua sazonalidade e assegurar um mais regular fornecimento dos mercados?
EG –
Claramente. Para cumprir o objetivo de disponibilizar kiwis de qualidade ideal durante os 365 dias do ano, a Zespri cultiva não só na Nova Zelândia, mas também na Europa – Itália e França- e na Ásia- China e Coreia. Independentemente da sua localização, todas as colheitas são feitas com recurso ao Zespri System, o sistema de produção ambiental exclusivo da empresa, que integra uma série de padrões de qualidade que todos os produtores devem seguir para cultivar kiwis Zespri.

GC – Quanto vende a Zespri em todo o mundo em unidades e em valor? E concretamente desta variedade SunGold?
EG –
O volume de Zespri SunGold tem vindo a aumentar nos últimos três anos, alavancado pela grande aceitação verificada, por parte dos consumidores. Prevê-se que o volume desta variedade se torne semelhante ao do Zespri Green, nos próximos anos.

GC – Quais os mercados onde o Zespri SunGold é mais popular?
EG –
Atualmente, os mercados asiáticos são os que registam maior aceitação desta variedade. No entanto, o desenvolvimento na Europa está a ser muito robusto, pela elevada procura do consumidor final, que aprecia os valores de Zespri SunGold.

GC – Que outras variedades de kiwi produz a Zespri?
EG –
Na Europa, a Zespri vende duas variedades diferentes de kiwi. OZespri Green, com polpa verde, sabor intenso e com um refrescante toque ácido, e o Zespri SunGold, cuja polpa amarela brilhante se destaca pelo seu sabor doce, com um leve toque tropical. São ambos diferentes, com sabores únicos, mas com o mesmo nível elevado de qualidade.

GC – O que seria um bom ano de 2017 para a Zespri?
EG –
Continuar a consolidação e o reforço da marca Zespri, no mercado português.

Aldi adere à moda do Saké

Activia abdica de corantes e conservantes