in

O mercado das máquinas de vending em Portugal

french-fries-2640743_1920

Grande Consumo - Branded Content

São cada vez mais os locais onde existem máquinas de vending, sendo esta uma verdadeira tendência que veio para ficar. Quer seja no metro, num terminal de autocarro, num ponto turístico de uma cidade ou em lojas de portas abertas 24 horas, estas máquinas fazem cada vez mais parte da nossa cultura e permitem a qualquer altura obter um snack, algo para comer ou para beber, sem muito esforço.

Por isso, para quem já tem estas máquinas a operar ou pretende saber como as operar, há sempre uma componente importante: o que colocar lá dentro. O facto é que as máquinas de vending são boas pela sua localização e pelos seus produtos. Se na parte da localização a escolha recai apenas sobre a pessoa ou empresa que as opera, na parte dos produtos existem sempre algumas alternativas, das quais vamos falar hoje.

 

Produtos para máquinas de vending

A facilidade de mudar de fornecedor ou misturar vários fornecedores de máquinas de vending é imensa, porque apenas precisa de efetuar as suas compras num local onde o preço e a qualidade estão alinhados. Assim, a escolha do melhor fornecedor que vá de encontro às suas necessidades, é a melhor forma de captar novos clientes e fidelizar os atuais.

Os produtos das máquinas de vending são, por isso, uma parte muito importante do sucesso desta indústria e da sua máquina em particular.

 

Como escolher os melhores produtos de vending

Os produtos de vending devem ser escolhidos tendo por base o tipo de pessoas que passa nas suas máquinas. Se por acaso tem um serviço aberto 24 horas, provavelmente deverá ter uma ou até várias máquinas de venda com a maior variedade de artigos possível. No entanto, se a sua máquina de vending está por exemplo num hospital deverá ter comida rápida, snacks, bebidas ou bolos.

Portanto, a escolha dos melhores produtos está diretamente relacionada com o tipo de localização.

 

Onde encontrar os melhores produtos

O objetivo de uma máquina de vending é ter lucro e prestar um bom serviço, ficando os dois a ganhar: o operador da máquina e o cliente final. Por isso, os melhores produtos são aqueles que pode adquirir a um bom preço mas que tenham uma boa qualidade. Uma das marcas que fornece produtos para máquinas de vending é a Distribución Mayorista, onde pode obter vários produtos de categorias diversas para poder ter sempre a sua máquina de vending cheia com produtos de qualidade.

Para lhe darmos um exemplo, na Distribución Mayorista são vendidas batatas fritas Pringles a um excelente preço. Se comprar Pringles noutro lado, mais caro, estará a obter um lucro inferior. No entanto, o produto em si, Pringles, é exatamente o mesmo independentemente de onde o comprar. Por isso, a compra em Distribución Mayorista pode ser uma vantagem porque consegue obter um melhor preço pelo mesmo produto, aumentando assim o seu lucro.

A empresa tem ainda uma categoria de promoções onde os produtos ficam ainda mais baixos, podendo depois verificar se os produtos listados fazem parte dos que vai comprar, e aproveitar a oportunidade para os comprar por um preço ainda melhor.

 

Como decidir que produtos usar nas máquinas de vending

Poderá começar por uma quantidade grande de produtos e ver em quanto tempo os mesmos são obtidos e consumidos. Os que tiverem menos saída são, muito provavelmente, aqueles que são menos apelativos ao consumidor. Por isso, da próxima vez que for reabastecer a sua máquina de vending, atribua mais slots aos produtos que saíram mais, evitando assim o desperdício de produtos que não são um “bom negócio” para si ou para os seus clientes.

 

Manutenção de uma máquina de vending

A manutenção de uma máquina de vending é muito importante, pois garante a qualidade do produto e a higiene da máquina. No caso das máquinas de vending que sevem café, a limpeza regular irá aumentar a qualidade do café e permitir mais e melhores vendas. No caso das máquinas de distribuição de produtos, estas devem também ser limpas, embora a sua urgência seja menor.

Existem pessoas que podem adquirir produtos com base na “boa aparência” da máquina, e para agradar a estas pessoas basta simplesmente ter uma rotina de higiene. Esta pode ser feita pelos seus funcionários, porque a limpeza é algo simples, ou por equipas especializadas que deve contratar.

 

O futuro das máquinas de vending

Apesar de existir legislação aplicável em certos locais que não são propriedade privada, as máquinas de venda automática de produtos são cada vez mais comuns e a legislação permite uma rápida introdução deste tipo de máquinas em qualquer espaço dentro do nosso país com relativa facilidade.

Por isso, parece-nos lógico que combinar um bom fornecedor de serviços com as máquinas de venda que são cada vez mais num país se vai traduzir num novo nicho de mercado que vai ajudar quem está a explorar estas máquinas mas também quem pretende obter um snack ou uma bebida de forma rápida a qualquer hora do dia.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Lidl parkside

Lidl abre lojas independentes de bricolage Parkside

Beiersdorf volume de negócios

Beiersdorf aumenta o volume de negócios em 4,8%