O Boticário está a apostar na digitalização da venda por catálogo e os revendedores da marca ganham uma nova ferramenta digital, a app exclusiva Revendedor O Boticário.
Segundo a marca, longe vão os tempos em que uma revendedora (97% da rede da marca é do sexo feminino) precisava de se deslocar a casa dos seus clientes para dar a conhecer os produtos e registar pedidos. Não que atualmente não continue a ser importante para estreitar relações e ficar a conhecer melhor os gostos e necessidades de cada cliente, mas porque o processo de venda já não depende exclusivamente de um catálogo físico.
“A jornada de digitalização da venda por catálogo tem como objetivo melhorar as ferramentas de venda à disposição da nossa rede de revendedores e, consequentemente, agilizar o dia-a-dia de quem dá a cara pel’ O Boticário pelo país e pela Europa”, reforça Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário em Portugal.
O quotidiano da revendedora é bastante diferente nos dias de hoje: consegue chegar aos seus clientes e contactar com a equipa de supervisão através do Whatsapp, acompanhar o seu progresso profissional num site dedicado à rede de revendedores e apresentar os produtos e as suas características através do catálogo digital (que inclui cadernos animados para uma imersão nas campanhas de marca). Agora, passa a ter estas funcionalidades na palma da sua mão, através de uma app exclusiva para revendedores, a Revendedor O Boticário (disponível na App Store ou Play Store), que lhes permite ainda fazer pedidos na hora e manter um registo atualizado das suas encomendas.
A transformação digital está na ordem do dia para O Boticário e a marca mantém os seus esforços para melhorar continuamente a experiência dos consumidores, mas também a desta terceira força de vendas, que é a rede de revendedores. “A revendedora está no centro destas tomadas de decisão e estamos confiantes de que não só lhe vai facilitar o dia-a-dia, mas também ampliar o seu negócio e incentivar a criação de lucro”, acrescenta Rossana Gama.
No futuro, o objetivo é que continuem a tirar o maior partido das ferramentas digitais e que, a seu tempo, possam encontrar na app Revendedor O Boticário o universo da venda por catálogo de A a Z: da inscrição para quem quer começar a dar os primeiros passos, à formação e à possibilidade de cada revendedor construir a sua própria loja digital.
Empreendedoras da Beleza
O canal de venda por catálogo d’O Boticário continua a crescer e a revendedora tem de conseguir responder às exigências dos seus clientes. A marca está, por isso, a apostar numa mudança de paradigma que é fiel ao “core” deste canal de venda (o contacto próximo entre a revendedora e a sua rede de clientes), mas que está de olhos postos no futuro e na otimização deste modelo de negócio.
Exemplo disso é também o projeto Empreendedoras da Beleza, lançado em maio, e que formou cerca de 300 revendedoras da marca. O projeto tinha como objetivo oferecer cursos de capacitação nas áreas mais relevantes para o negócio, de maquilhagem e unhas a desenvolvimento pessoal e empreendedorismo.