Todos os anos, circulam milhões de cartões SIM em Portugal, resultando numa produção que gera volumes significativos de CO2 e plástico. Com o objetivo de inverter este ciclo, a NOS lança os primeiros cartões SIM do mercado, produzidos em plástico 100% reciclado.
Segundo o operador, este movimento materializa o seu compromisso com a redução da pegada carbónica e com a promoção da utilização circular de recursos.
Os novos cartões são desenvolvidos pela NOS em parceria com a IDEMIA, empresa líder global em identidade A+aumentada, e são produzidos a partir da reciclagem de plástico proveniente de resíduos pós-industriais de embalagens e material de impressão, garantindo exatamente as mesmas valências de conectividade. “Este é mais um passo pioneiro no sector das telecomunicações em Portugal e representa uma profunda transformação na nossa cadeia de valor. A NOS está comprometida em adotar processos ambientalmente mais responsáveis e em entregar uma oferta mais sustentável, um objetivo que contamos alcançar também com o contributo de parceiros como a IDEMIA, que nos apoiam na implementação de soluções tão inovadoras quanto a que agora lançamos”, sublinha Luís Nascimento, administrador executivo da NOS.
Cartões SIM
A introdução de cartões SIM provenientes de materiais reciclados começará pela marca WTF, que impacta um “target” jovem. Os cartões antigos serão escoados durante os próximos meses, de forma a evitar desperdício. Este novo processo vai permitir evitar a produção de cerca de uma tonelada de plástico virgem por ano. No fim do seu ciclo de vida, o plástico usado para fazer os cartões pode ser reciclado e utilizado novamente.
A NOS ambiciona alargar este método a todos os novos cartões SIM, uma operação que representará uma diminuição de 15 toneladas de produção de plástico em três anos.
Recorde-se que, em 2020, a NOS foi a primeira operadora a apostar na desmaterialização dos cartões SIM, lançando o primeiro serviço eSIM do mercado português, na altura, contando também com a IDEMIA como parceiro tecnológico.