A NOS e a Zippy unem-se para implementar, pela primeira vez, uma solução tecnológica assente em 5G. Com uma cobertura 5G dedicada, a loja Zippy do NorteShopping, no Porto, é agora uma montra tecnológica. Ao longo de quatro semanas, os clientes desta loja podem ter acesso ao catálogo da marca e experimentar, de forma virtual, alguns dos mais variados artigos, incluindo aqueles que não estão em exposição ou se encontram fora de stock.
Tal só é possível através de uma web app que utiliza realidade aumentada para produzir modelos 3D dos produtos da Zippy. Os clientes que acedam à web app podem experimentar e visualizar, em tamanho e tempo reais, os produtos, sem necessidade de os calçar, vestir ou montar, permitindo, por exemplo, antever a utilização de artigos mais complexos.
Para Joana Ribeiro da Silva, administradora da Sonae Fashion e COO da Zippy, “esta é uma iniciativa que materializa aquilo que será o futuro do retalho e que permitirá uma experiência cada vez mais imersiva e completa ao consumidor. Ser a primeira loja a permitir esta solução é estar na vanguarda do sector e, sendo a Zippy uma marca portuguesa, torna-se também uma prova da nossa ambição, ao mesmo tempo que é motivo de grande orgulho poder fazê-lo com um parceiro como a NOS”.
A solução foi desenvolvida pela NOS e pela portuguesa Dimmersions, responsável pelo processo de scan dos produtos e pelo desenho do software de realidade aumentada. Esta startup madeirense, reconhecida no ecossistema internacional de realidade virtual e aumentada. disponibiliza, ao dia de hoje, várias soluções assentes em tecnologias imersivas aplicadas a vários sectores, nomeadamente à cultura, imobiliário e e-commerce.
5G no retalho
As novas experiências de retalho inteligente, potenciadas pelo 5G, vão permitir ao clientes experimentar artigos sem os vestir ou calçar, perceber como ficam as peças de mobiliário no local desejado em casa ou ter uma experiência de compra remota muito mais imersiva e digital. “Enquanto catalisador da transformação da economia e de uma sociedade conectada, o 5G da NOS tem um impacto expressivo na digitalização de mercados verticais, como é o caso do retalho. Através deste passo pioneiro, e sendo uma marca líder e inovadora, a Zippy está a construir o futuro do retalho em Portugal e a proporcionar aos seus clientes uma experiência de compra inteligente, disruptiva, mas principalmente, mais completa”, afirma Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.
Para os retalhistas e lojistas, os benefícios trazidos pela quinta geração de comunicações móveis, em conjunto com tecnologias como a realidade aumentada e realidade virtual, incluem ganhos de eficiência a vários níveis: menor necessidade de uma linha alargada de produtos em loja, facilidade em demonstrar a utilização de produtos complexos ou de grande volume e uma redução no número de devoluções de produtos pelo cliente.
Estima-se que, em 2025, o mercado de retalho inteligente represente mais de 52 mil milhões de euros e que as novas tecnologias potenciadas pelo 5G adquiram um papel central na experiência de compra, quer em loja, quer à distância. No mesmo ano, o mercado para as tecnologias de realidade aumentada e virtual, apenas no retalho, deverá representar mais de 1,4 mil milhões de euros.