in ,

NOS e Sumol+Compal apresentam a primeira fábrica 5G em Portugal

O potencial do 5G já está a ser aplicado nas empresas nacionais, contribuindo para o aumento da eficiência e competitividade nas suas operações. É na materialização desta visão que a NOS e a Sumol+Compal apresentam a primeira fábrica 5G em Portugal.

Integralmente coberta com a quinta geração de comunicações móveis da NOS desde março, a fábrica da Sumol+Compal em Almeirim dispõe, desde então, de soluções tecnológicas sobre 5G com capacidade de transformar e tornar mais eficientes as operações numa escala que, até hoje, não era possível.

 

5G

O 5G traz consigo a capacidade de transformar processos industriais e materializar cadeias logísticas mais otimizadas, eficientes e seguras, elevando, assim, a eficiência e produtividade das empresas a novos patamares. Nesta unidade de produção, com uma área de 70 mil metros quadrados, onde são processadas anualmente cerca de 25 mil toneladas de fruta, as duas empresas parceiras estão a implementar duas abordagens pioneiras assentes em 5G. Por um lado, vão conectar todas as linhas e obter informação em tempo real do processo produtivo e, por outro lado, irão utilizar a realidade aumentada e aplicá-la às operações de manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem Tetra Pak.

O 5G já é uma realidade e a sua aplicação será o principal acelerador daquilo que é a indústria 4.0 e um elemento-chave para a competitividade das empresas nacionais em todas as áreas em que atuam. As características ímpares da quinta geração de comunicações móveis permitem-nos aplicações inovadoras e que aportam importantes ganhos de eficiência, como a Sumol+Compal já está a comprovar, diariamente, e comprovará ainda mais num futuro que se espera ainda mais digital”, afirma Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.

Este projeto utilizará a tecnologia 5G para impactar o funcionamento das linhas de produção da fábrica de Almeirim, ao permitir tratar informação em tempo real e agir com celeridade, nomeadamente na deteção e correção dos estrangulamentos existentes nas linhas de enchimento e identificar formas de maximizar o seu rendimento. De acordo com Jaime Alves Cardoso, administrador da Sumol+Compal, a empresa continua a investir em tecnologia nas suas operações, para responder cada continuar a desenvolver produtos inovadores e aumentar a eficiência e a rapidez de resposta nas operações do dia-a-dia. “Consideramos que estes são elementos críticos para construir competitividade na indústria de grande consumo e sabemos que a tecnologia 5G vem transformar as regras do jogo”, indica.

 

Soluções

Com recurso às soluções NOS Augmented Worker e NOS Remote Support, a equipa de manutenção no chão de fábrica irá aumentar a eficiência dos seus processos, facilitando o diagnóstico de problemas e diminuindo o tempo de paragem das máquinas. As soluções permitem ainda economizar tempo e recursos com a deslocação física de fornecedores de suporte técnico.

Ambas as soluções à disposição dos técnicos de manutenção da empresa conjugam Smart Glasses e um smartphone 5G no apoio à sua atividade. A solução NOS Augmented Worker disponibiliza aos técnicos manuais de procedimento, guias interativos em realidade aumentada, enquanto a solução NOS Remote Support oferece suporte remoto de especialistas através de vídeo com anotações de realidade aumentada em tempo real.

A implementação destas soluções irá reduzir drasticamente o erro e o tempo de execução dos processos, nomeadamente tornando imediato o processo de transferir a informação para o software de manutenção e eliminar o suporte em papel. Numa outra vertente, irá permitir minimizar os custos associados à deslocação de equipas ou fornecedores de suporte técnico, facilitando o diagnóstico.

Esta parceria é parte integrante de uma colaboração a longo prazo para a transformação digital da Sumol+Compal que envolverá, além das soluções assentes em realidade aumentada, um projeto de sensorização IoT e uma monitorização constante dos indicadores de performance nas linhas de produção.

Publicidade

TRIDENT_2021

Trident quer revitalizar vendas de pastilhas elásticas com nova campanha

Economia

Insolvências estabilizam