Brands and Ninjas
in

Ninjas avaliam a presença das marcas nos pontos de venda

Chama-se Brands&Ninjas e é uma plataforma DaaS (“data as a service”), baseada em “crowdsourcing”, que recorre a “ninjas” para avaliar a presença das marcas no ponto de venda, em tempo real.

A startup de Coimbra quer resolver o problema das marcas em auditar, em tempo útil, campanhas, promoções, preços ou stock em prateleira, nos pontos de venda.

A plataforma assenta numa comunidade de pessoas – os ninjas – para a avaliação da presença das marcas nos pontos de venda. O objetivo é que permita aos ninjas, espalhados por todo o país, uma avaliação rápida da forma como os produtos estão representados no ponto de venda e às marcas o acesso a esses resultados em tempo real.

 

Avaliação

A comunidade atual de ninjas consegue completar uma avaliação, a nível nacional, em 72 horas (valor de referência para uma auditoria a cerca de 800 lojas), conseguindo, assim, entregar métricas à marca de forma muito mais rápida do que o fariam as próprias equipas comerciais da marca. “Como os nossos ninjas conseguem visitar as lojas a qualquer hora – e não só num horário específico de expediente – o nosso potencial de rapidez na recolha de informação é muito maior. Por outro lado, a nossa extensa rede de ninjas permite à marca confirmar a execução de campanhas nos pontos de venda mais pequenos, que são tradicionalmente esquecidos neste tipo de ações e que estão em franco crescimento em todo o país, numa lógica comercial de cada vez maior proximidade das populações”, reforça José Pedro Moura, CEO da Brands&Ninjas.

 

Dados em tempo real

Enquanto que numa loja grande, mesmo que haja rutura de stock ou que determinada campanha não esteja assinalada no linear, o cliente pode escolher um produto alternativo da mesma marca, numa loja pequena, pode acabar por optar por um produto da concorrência. Embora esse facto faça destas lojas pontos críticos para a operação, é impossível chegar a todas elas com equipas comerciais limitadas e para quem esta tarefa não será prioritária. “O nosso objetivo não é substituir as equipas comerciais ou de outsourcing que estão a trabalhar para determinada marca, mas sim dar informação de suporte em tempo útil que reforce e otimize as suas funções”, explica José Pedro Moura.

À medida que as missões vão sendo realizadas, a plataforma faculta às marcas os dados estatísticos em tempo real. Para além dos dados estatísticos disponíveis automaticamente na plataforma, as marcas podem ainda fazer download de um ficheiro mais exaustivo com todas as métricas recolhidas durante as missões.

 

Brands&Ninjas

Fundada em 2019, a Brands&Ninjas tem uma equipa de 13 pessoas dedicadas à construção da plataforma e desenvolvimento de negócio. Entre os seus clientes conta já com empresas como a Sonaem MC, a Delta Cafés ou a The Navigator Company. Com um investimento inicial por parte da Core Angels Portugal, a startup nascida em Coimbra e incubada no Instituto Pedro Nunes quer consolidar a sua presença em Portugal em vários sectores (farmácias, balcões de bancos, gasolineiras, stands de automóveis, redes de outdoor, franchising, entre outros ) durante o ano de 2021, antes de avançar para a expansão internacional.

A Brands&Ninjas conta já com mais de 100 ninjas espalhados por todo o país, mas está à procura de mais. Qualquer pessoa com mais de 18 anos e um smartphone pode submeter um pedido para se juntar à comunidade. Para se candidatar a ninja, basta preencher o formulário disponibilizado no site da Brands&Ninjas e aguardar o contacto.

Grupo DIA

Grupo DIA assina parceria com o Uber Eats

Dieta

As implicações da Covid-19 na saúde e na dieta