in

Nespresso e Banco Alimentar comemoram 10 anos de projeto sustentável

Nespresso

São já dez anos a alimentar mais 2.400 instituições de solidariedade social num total de 600 toneladas de arroz doadas pela Nespresso ao Banco Alimentar Contra a Fome.

O projeto Reciclar é Alimentar comemora o seu 10.º aniversário, ao atingir um recorde: só em 2019, 100 toneladas de arroz chegaram aos bancos alimentares de Lisboa e Porto.

Reciclar é Alimentar é um projeto de economia circular que começa no momento em que os portugueses bebem café e separam a cápsula Nespresso. Das cápsulas recicladas é aproveitada a borra do café, depois transformada em fertilizante para terrenos de cultivo de arroz, na Herdade Monte das Figueiras, em Santa Margarida do Sado. O arroz produzido ali é comprado pela Nespresso e doado ao Banco Alimentar. “Pretendemos contribuir para o crescimento da economia circular. Sendo a borra do café um resíduo com propriedades fertilizantes e o alumínio um material infinitamente reciclável, estamos a garantir que as suas vidas úteis não acabam numa chávena de café”, refere Anna Lenz, Market Director da Nespresso Portugal. “No caso do alumínio, é transformado em novos objetos, como canetas, máquinas fotográficas, canivetes ou até bicicletas. Ao mesmo tempo que oferecemos um café da mais alta qualidade, contribuímos para menos desperdício e mais sustentabilidade”, garante Anna Lenz.

De norte a sul do país, há empresas parceiras a contribuir para que se consiga produzir arroz a partir da borra de café. A reciclagem das cápsulas acontece em Loures, o alumínio segue para Viana do Castelo, a borra de café para a Herdade Monte das Figueiras e, no final, o arroz para a mesa de quem dele mais precisa. “Este projeto é um exemplo de responsabilidade social que nos deve inspirar a todos e motivar outros parceiros a dedicarem-se mais ao próximo. No Banco Alimentar, acreditamos que ser sustentável é pensar no ambiente, mas também na melhoria de vida das pessoas, em especial de quem mais precisa”, destaca Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome.

AutoVoucher

Mais de 101 mil reclamações em 2019 batem recorde no Portal da Queixa

Makro implementa app Makro Companion em Portugal