in

Mudanças nos hábitos de consumo mantêm-se em todo o mundo

Foto Shutterstock

Durante o pior período da pandemia, os consumidores tiveram de mudar e adotar novos hábitos. As lojas físicas foram fechadas e muitas compras foram feitas apenas digitalmente. Agora, com as novas flexibilizações, as empresas estão a pensar numa abordagem física e digital para proporcionar uma experiência híbrida e adaptar-se a um consumidor cujas principais prioridades e preocupações mudaram.

O consumidor está agora mais digital, mais saudável e mais envolvido com o consumo local, assim o indica o mais recente inquérito global da PwC, “Global Consumer Insights Pulse”. De acordo com o relatório, no ano passado, os consumidores apresentaram alterações importantes, estão mais conscientes na sua tomada de decisão e evoluíram para serem ainda mais digitais e ecológicas.

 

Transformação digital

A transformação digital continua. Mais de 50% dos mais de 8.600 consumidores inquiridos afirma ser agora mais digital do que em 2020. As compras através dos smartphones continuam a aumentar, com 38% dos inquiridos a reconhecer que faz compras com os telemóveis diária ou semanalmente, e a maioria diz que faz, pelo menos, uma compra online por dia.

Mas, no rescaldo da pandemia, os consumidores estão também muito mais preocupados com a saúde mental. Neste aspeto, existe uma diferença de idades, com as gerações jovens a tenderem refletir mais sobre o seu bem-estar mental do que as gerações mais velhas.

 

Sustentabilidade

A preocupação com a sustentabilidade e com o ambiente mantém-se igualmente, com, 50% de todos os consumidores inquiridos pela PwC a confirmar ter-se tornado mais verde.

No entanto, uma parte considerável dos compradores não dá necessariamente prioridade ao verde: 44% dos que mostram menos interesse em compras sustentáveis (aqueles que discordam de alegações de sustentabilidade ou não têm qualquer opinião) afirma que os produtos sustentáveis custam demasiado. Não obstante, o novo consumidor está consciente do que significa o transporte de longa distância para o ambiente e do impacto positivo que o consumo de produtos locais ou locais tem na economia.

Publicidade

sw!g

SW!G promove campanha Black Wednesday

Heineken vai adquirir as cervejeiras Distell e Namíbia para liderar o sector das bebidas em África