in

Mondelez prepara-se novamente para o Brexit

A fabricante Mondelez já se tinha preparado para o pior antecipando a saída programada do Reino Unido da União Europeia em março. Agora que o Brexit foi adiado até outubro, a Mondelez planeia repetir os seus preparativos pela segunda vez este ano.

No Reino Unido, a Mondelez comanda uma grande fatia dos mercados de chocolate, biscoitos e doces, disse o presidente-executivo, Dirk Van de Put. As fortes vendas de Páscoa no Reino Unido ajudaram a impulsionar as receitas líquidas da gigante na Europa em 3,9%.

Dada a importância do território, a Mondelez trabalhou para minimizar quaisquer interrupções relacionadas ao Brexit. Armzenou matérias-primas como cacau e açúcar, alugou mais espaço de armazém e contratou mais camiões de entrega antes do prazo original do Brexit. Agora, antes da nova data de saída, planeia fazê-lo novamente.

Vamos colocar o plano de volta em ação“, disse Van de Put. Se o pior acontecer, as instalações de produção da Mondelez no Reino Unido devem ser capazes de satisfazer as necessidades de snacks dos britânicos, acrescentou.

Enquanto a Mondelez está confiante de que pode compensar qualquer interrupção na cadeia de fornecimento causada pelo Brexit, existem outros riscos que não pode controlar.

Haverá, provavelmente, uma desvalorização imediata da moeda, além do que vimos nos últimos dois dias“, disse o chefe financeiro, Luca Zaramella. “Também veremos um aumento da inflação”, continuou, o que “pode ​​dificultar a confiança do consumidor“.

Isto pode ser prejudicial não apenas para os nossos negócios, mas para a economia como um todo“, acrescentou Zaramella.

O atraso no Brexit tem sido dispendioso e prejudicial para inúmeras empresas do Reino Unido. Por exemplo, as empresas de automóveis programaram a sua paragem anual na produção para coincidir com o cronograma original do Brexit, não tendo agora essa opção em outubro.

Publicidade

Publicidade

Sports Direct abre loja no centro de Gaia

Dona de Burguer King e Pizza Hut vende aplicação de venda de comida à Glovo