Minipreço O Preço da Realidade
in

Minipreço lança ativação que visa alertar para a disparidade salarial

A ação de ativação do Minipreço, O Preço da Realidade, criada em parceria com a agência NOSSA, aborda a questão da disparidade entre os salários dos homens e das mulheres em Portugal, através de uma ação de marketing de guerrilha que consiste na implementação de cartazes em loja que mostram todos os produtos com uma subida de preço de 14%, valor médio que corresponde à diferença salarial entre géneros, que têm efeito apenas para os homens.

O objetivo é impactar o público, essencialmente masculino, e sensibilizar para esta temática no Dia Internacional da Mulher.

As mulheres ganham menos do que os homens (diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal, em 2021, dados da CIG -Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género), sendo a diferença de cerca de 14% (por trabalho igual). À medida que aumenta o nível de habilitação e qualificação, maior é o diferencial salarial entre homens e mulheres, com claro prejuízo para as mulheres.

 

Sensibilização para a temática

A sensibilização para esta temática passou por desenvolver uma ação, em parceria com a agência criativa NOSSA, que surpreendesse os homens que se deslocassem ao Minipreço para fazer compras, ao perceberem o aumento de 14% nos seus produtos, mas também o custo real que os artigos representam para o sexo feminino. Esta ação não teria efeitos práticos, uma vez que a subida dos valores não se aplicaria no momento da compra, sendo o objetivo apenas impactar o cliente e levá-lo a refletir sobre esta questão de disparidade salarial entre géneros. As reações dos consumidores foram captadas e reunidas num vídeo que mostra o resultado desta ativação.

Ricardo Torres Assunção, diretor de Marketing e Comunicação da DIA Portugal ,afirma que “esta ação, O Preço da Realidade, pretende abordar, de uma forma disruptiva, a disparidade salarial entre homens e mulheres que se verifica em vários países e que tem vindo a acentuar-se ao longo dos anos. Queremos mostrar, sobretudo aos homens, a realidade de uma mulher que vai às compras e revelar, de forma percetível, a comparação entre o esforço efetuado por homens e por mulheres para adquirir um produto’’.

 

Grupo Lego

Lucros do Grupo Lego crescem 27% em 2021

combustível

Maioria abastece menos de 20 litros de combustível por semana