in

Mimosa compromete-se com um futuro mais saudável e sustentável para as famílias portuguesas

Na semana em que se assinalam o Ambiente e os Oceanos, a Mimosa dá a conhecer os seus eixos de atuação e apresenta algumas das ações que tem levado a cabo para contribuir para um mundo mais saudável e amigo do ambiente.

Desde a remoção das palhinhas de plástico em todos os leites de 200 mililitros, à embalagem mais sustentável do leite UHT, ao programa pedagógico Lanchinho Booom, que abrange anualmente mais de 500 escolas, passando pela doação de leite e iogurtes a instituições de solidariedade social. Iniciativas que revelam a preocupação da marca com a comunidade e com o ambiente.

Cuidar é o propósito da Mimosa que procura contribuir para a criação de um futuro mais saudável e sustentável para as famílias portuguesas, através da promoção do seu bem-estar, da qualidade nutricional da sua alimentação, com soluções lácteas ajustadas a todas as etapas de vida, e de um estilo de vida responsável”, sublinha José Pedro Silva, gestor de Marca Mimosa. “Para tal, assumimos o compromisso de atuar nos eixos ambiental, social, económico e nutricional, reduzindo, por exemplo, o impacto ambiental da nossa atividade, procurando sempre as soluções mais sustentáveis, contribuindo para a educação ambiental e para a literacia nutricional, dotando os consumidores de informação que os habilite a fazer escolhas mais saudáveis e conscientes, e apostando na investigação e na inovação para desenvolver soluções nutricionalmente equilibradas, que respondam aos diferentes estilos de vida e necessidades. É por isto que Mimosa é a marca que cuida das famílias portuguesas, as de hoje e as das gerações futuras”.

 

Pegada ambiental

No que respeita ao plástico, a marca adota a letra R como a promotora dos seus esforços – remover, reduzir, reciclar, redesenhar e reinventar – e, até 2030, pretende eliminar o desperdício de plástico, bem como maximizar a utilização de materiais reciclados e tornar as suas embalagens 100% recicláveis, sem comprometer a segurança alimentar e a qualidade dos seus produtos.

Até ao momento, já foram reduzidas 30 toneladas de plástico por ano, com a alteração das embalagens de manteiga e 35% do plástico usado nos packs de 6x1l de leite é reciclado, o que permite poupar 58 toneladas de plástico virgem por ano.

Outro dado relevante é a remoção das palhinhas de plástico em todos os leites de 200 mililitros, processo que a Mimosa já havia começado antes da imposição legal no ano de 2021, e que corresponde à eliminação de 50 milhões de palhinhas de plástico e de seis mil toneladas de plástico por ano. Por sua vez, as alterações nas embalagens de leite UHT possibilitaram uma redução de 868 toneladas de pegada carbónica anual da marca.

 

Bem-estar animal

Também o processo produtivo da Mimosa está certificado e respeita os princípios do bem-estar animal. O Protocolo Welfare Quality, desenvolvido com a parceria de institutos, universidades e especialistas da área, visa integrar o bem-estar animal na cadeia de abastecimento e informar o consumidor sobre as condições em que foram criados os animais, garantindo a rastreabilidade do produto e a aplicação rigorosa de medidas e critérios, uniformizados a nível europeu, que garantem que as vacas são bem alimentadas, estão bem alojadas, de boa saúde e com um comportamento adequado, num contexto positivo de relação humano-animal e de estado emocional.

 

Eixo social

A Mimosa promove junto das instituições escolares o programa educativo Lanchinho Booom, que, desde o seu início, abrange mais de um milhão de crianças em mais de 8.500 escolas por todo o país. Este programa foca-se na importância dos lanches escolares saudáveis e na sua composição e pretende promover a pedagogia alimentar, como forma de combater a obesidade infantil e os maus hábitos alimentares, através de iniciativas de sensibilização dirigidas às crianças, famílias e professores.

Além disso, são dinamizadas campanhas de apoio às comunidades onde a marca se insere, seja através da doação de bens alimentares ou não alimentares, do financiamento de projetos, da capacitação das valências do terceiro sector ou de campanhas de sensibilização para problemáticas da sociedade, como o tempo em família ou o combate ao desperdício alimentar. Em 2021, foram doados mais de um milhão e 200 mil euros em produto e pecuniário e mais de im milhão e 300 mil copos de leite e de um milhão e 630 mil copos de iogurte a instituições de solidariedade social, a nível nacional.

É também neste eixo que a a Mimosa assume ainda a responsabilidade de promover a origem Portugal como um garante da qualidade dos produtos, dinamizando a economia nacional e local.

 

Nutrição

Por fim, e não menos importante, o eixo nutricional, que se revela cada vez mais uma preocupação para Mimosa. A partir do leite, o CNAM – Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa acompanha as tendências e comportamentos do consumidor, procurando desenvolver novas propostas nutricionalmente adequadas, e monitoriza o portfólio de produtos da marca, identificando e implementando melhorias incrementais.

Entre 2019 e 2021, a Mimosa já removeu 12,6 milhões de pacotinhos de açúcar dos seus produtos.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Monte Pinheiros

Adega Cartuxa apresenta Monte Pinheiros

DB Schenker

DB Schenker acumula mais de 1,5 milhões de quilómetros percorridos com veículos elétricos