in

Metade dos consumidores considera difícil ter uma vida sustentável

Foto Shutterstock

A redução do plástico, o uso de embalagens recicláveis ou reutilizáveis e os ingredientes usados nos produtos alimentares são as características que os consumidores mais têm atenção na hora de fazer compras mais sustentáveis.

De acordo com um estudo da Aecoc Shopperview, oito em cada 10 consumidores espanhóis considera que a sustentabilidade é dos eixos das suas decisões de consumo, mas, para 59%, é muito difícil ter uma vida sustentável.

O estudo “Sustentabilidade: o que é e como afeta os hábitos de compra do shopper” aponta o crescimento da informação em questões do meio ambiente como um dos desafios do futuro imediato para o grande consumo. “Estamos perante um consumidor mais consciente e responsável, mas com uma grande falta de conhecimento sobre como atuar para ser mais sustentável, pelo que as marcas têm aqui uma grande oportunidade na pedagogia com os seus produtos e serviços e, desse modo, posicionar-se como uma referência em matéria de sustentabilidade”, defende Rosario Pedrosa, responsável pela área de estratégia comercial e marketing da Aecoc.

O estudo mostra que, apesar do consumidor se mostrar disposto a participar num sistema de produção e consumo circular, a maioria perde-se nos passos a seguir, limitando a sua ação aos passos de reduzir, reutilizar e reciclar.

Além disso, quatro em cada 10 consumidores espanhóis consideram que o preço dos produtos sustentáveis é demasiado elevado e a mesma proporção tem dificuldades em encontrar lojas para fazer compras responsáveis. Quase metade dos inquiridos indica a falta de informação oferecida pelos pontos de venda como um dos grandes obstáculos para ter um estilo de vida sustentável.

Sete em cada 10 consumidores confiam nas garantias de integridade do produto e do fabricante e estão dispostos a pagar mais por bens com credenciais sustentáveis. Não obstante, os restantes não confiam nestes mecanismos e dão mais crédito às recomendações dos colaboradores das suas lojas de referência.

Publicidade

Coca-Cola European Partners entra na categoria do café pronto a beber

O que está a mudar no packaging?