in

Mercado online de peças de automóvel

Grande Consumo - Branded Content

O mercado global de comércio eletrónico, em 2019, cresceu 17,9% e atingiu os US$ 3,46 triliões. A China e os Estados Unidos são os líderes mundiais, respondendo por cerca de 40% do mercado.

O mercado está a desenvolver-se em dois formatos principais:

  1. Lojas online: sites através dos quais se pode ver informações sobre o produto ou serviço de interesse e fazer um pedido. A variedade oferecida é muito ampla. Esta é a classe mais numerosa de plataformas de negociação online.
  2. Marketplaces: sites agregadores ou intermediários especializados que coletam e processam automaticamente informações de vários fornecedores (offline e online) para diferentes grupos de produtos. Em muitos casos, pode pedir e comprar mercadorias sem visitar o site do fornecedor.

De momento, o desenvolvimento de negócios na Internet é a atividade mais promissora. Isso pode aplicar-se a pequenas empresas e indústrias. Em 2020, o total de vendas online em todo o mundo deverá duplicar.

Entre os grandes nichos, a compra média mais elevada está no nicho dos computadores, TVs e dispositivos multimédia, com um valor de US$ 39. A menor compra média é no nicho de flores e presentes. Além disso, um dos nichos de maior e mais rápido crescimento é a indústria automóvel.

 

Autodoc

A empresa alemã Auto-doc.pt, com sede em Berlim, atua desde 2008 (sob a marca Autodoc desde 2015) na área de venda online de peças de reposição para automóveis e camiões. O público-alvo são consumidores privados e pequenas oficinas.

A E&S Pkwteile GmbH foi fundada originalmente, em 2008, por Alexej Erdle e Max Wegner. A abertura de uma loja online com preços mais favoráveis em relação aos concorrentes ajudou-os a estabelecerem-se no mercado. O primeiro funcionário foi contratado apenas um ano depois. Antes disso, eram os próprios fundadores a empacotar e enviar os pedidos aos clientes.

Em 2011, a empresa começou a operar na Áustria e na Suíça. O Reino Unido, França, Itália e Espanha seguiram em 2012.

No ano fiscal de 2016, as vendas ultrapassaram a marca de 100 milhões de euros e, em 2017, mais de 250 milhões de euros. Em 2018, surgiu a gama de peças de reposição da empresa para camiões e a gama de outros veículos comerciais também foi ampliada.

Independentemente do sector, a Autodoc está entre as empresas de crescimento mais rápido na Europa, de acordo com o Financial Times 2018, medido pelo volume de vendas.

A empresa tem, atualmente, mais de 1.000 funcionários e mais de 40.000 metros quadrados de espaço de armazenamento. Já o catálogo da loja contém cerca de 2,5 milhões de produtos para vários tipos de carros e motociclos.

Os clientes da Autodoc são consumidores finais (B2C) e cada vez mais clientes empresariais (B2B), nomeadamente oficinas independentes e fornecedores de frotas. Além do segmento de veículos automotores, a Autodoc também atende o segmento de camiões e, desde 2019, a categoria de motociclos. A Autodoc vende os seus produtos exclusivamente em lojas e marketplaces online, dispensando totalmente o retalho fixo.

Publicidade

Fiverr

Fiverr já fala português

General Mills

Vendas da General Mills crescem 9%