in ,

MDD ganham ligeira quota às de fabricante em ano de aumento da atividade promocional

De acordo com os dados do Barómetro de Vendas da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a quota de mercado de marca própria da distribuição manteve-se estável, em 2018. Com um ligeiro aumento de 0,2 pontos percentuais, a marca própria atingiu uma quota de mercado de 33,6%.

As marcas de fabricante fecharam o ano com uma quota de 66,4%. Segundo a APED, a sua perda de quota é residual, mas acontece num período em que a atividade promocional aumentou de 45% para 46,4%.

Retalho cresce 3,4%

O Barómetro de Vendas da APED revela que sector do retalho alimentar e não alimentar cresceu 3,4%, em 2018, atingindo os 20.945 milhões de euros de volume de vendas.

O retalho não alimentar assumiu um papel de destaque neste desempenho positivo, ao crescer 4,3%, face a 2017, com um volume de vendas de 8.542 milhões de euros. No segmento não alimentar, a categoria de equipamentos de telecomunicações alcançou um lugar de evidência, com um aumento de 9,5% do volume de vendas. Entre as categorias que mais cresceram estão ainda os pequenos eletrodomésticos, a subir 7,1%, e os grandes eletrodomésticos, com uma taxa de crescimento de 6,8%, face a 2017.

O retalho alimentar registou um desempenho igualmente positivo, aumentando 2,8% no volume de vendas, atingindo os 12.403 milhões de euros. Neste segmento, no top 3 de categorias que registaram um maior crescimento estão os congelados (6,1%), os perecíveis/frescos (4,1%) e mercearia (4,0%).

O único mercado que registou uma quebra no retalho foi a fotografia com uma variação negativa de 6,2% do volume de vendas.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Primark novas lojas

Primark estuda possibilidade de lançar serviço de recolha de encomendas online

preços

80% dos portugueses aproveita as promoções para comprar marcas favoritas