in ,

Matriz da Media Mark enceta plano de redução de custos

Foto Shutterstock

A Ceconomy e o MediaMarktSaturn Retail Group lançaram um programa de eficiências e otimização de custos.

Estamos a reduzir a complexidade e a definir responsabilidades claras. Isto permite-nos concentrar-nos nas necessidades dos clientes de um modo mais amplo que anteriormente e lança as bases para o crescimento rentável e sustentável no futuro”, afirma Jörn Werner, CEO da Ceconomy.

O objetivo é reduzir os gastos anuais indiretos e os custos com pessoal entre 110 e 130 milhões de euros no ano fiscal 2020/21. No atual exercício, aproximadamente 150 a 170 milhões de euros serão alocados à implementação do programa, montante que não inclui os 34 milhões de euros que já foram direcionados às mudanças na gestão efetuadas no primeiro trimestre. “Devido às economias substanciais que vamos alcançar, prevemos que as despesas com o programa sejam completamente amortizáveis em menos de um ano e meio”, adianta Karin Sonnenmoser, CFO da Ceconomy.

Este plano de reorganização e eficiência assenta em dois pilares. O primeiro reúne todos os projetos destinados a reorganizar as funções centrais e administrativas das empresas da holding Ceconomny, MediaMarktSaturn e a operação alemã. Adicionalmente, na MediaMarktSaturn, as tarefas das lojas e operações de cada país serão transferidas para a holding, em Ingolstadt, onde serão fundidas. As atividades de marketing concentradas na subsidiária Redvlue serão estrategicamente realinhadas.

No decurso da implementação destas medidas, a dimensão da gestão da Ceconomy será ajustada, pelo que, a partir de 1 de junho, será assegurada pelo CEO e pela CFO. Dieter Haag Molkenteller, anterior responsável por assuntos legais, compliance e gestão de risco, deixará o conselho a 31 de maio.

No segundo pilar do plano, as opções estratégicas das unidades operacionais individuais da Ceconomy e da MediaMarktSaturn serão revistas, o que inclui a plataforma de compras iBood e a participação da MediaMarktSaturn na Flip4New. O negócio de data marketing do Retail Media Group e as atividades do serviço de streaming Juke serão descontinuados. A Ceconomy e a MediaMarktSaturn planeiam continuar a investir em áreas de negócio como o entretenimento digital ou a revenda de produtos eletrónicos em segunda mão, por exemplo, através de parcerias estratégicas.

O programa de reorganização e eficiências deverá ser implementado ao longo dos próximos 18 meses e estar concluído no final de 2020.

Publicidade

Publicidade

El Corte Inglés lança primeira campanha protagonizada por colaboradoras

LETIPharma apresenta Sebamed Champô Anticaspa sem sabão e para uso diário