32% dos portugueses vai reservar um restaurante para a semana de Páscoa, valorizando, acima de tudo, espaços mais familiares, já que a esmagadora maioria (92%) vai celebrar em família, diz um estudo do TheFork, que inquiriu um conjunto de utilizadores, de modo a perceber as suas intenções e preferências para esta data.
Os dados disponibilizados pela plataforma de reservas indicam que o domingo de Páscoa é o dia eleito para ir a um restaurante na Semana Santa (56%), apesar de sábado e a Sexta-feira Santa (que é feriado) não ficarem muito atrás nas escolhas dos portugueses, com 49% e 37% de respostas, respetivamente.
No entanto, comparando com as reservas já efetuadas pelo TheFork para a Páscoa, o sábado está em vantagem até agora, com 31% de registos. De notar que a maior parte (32%) pretende fazer duas refeição fora durante este período.
No inquérito levado a cabo pelo TheFork, 75% dos utilizadores elege o almoço como horário preferido, seguido dos 56% que opta pelo jantar. Mais uma vez, estes dados ainda não espelham o comportamento atual dos consumidores, que até agora estão a reservar mais para as 20 horas (28%, comparando com os 12% da hora do almoço).
Cozinha portuguesa
O que, de facto, não deixa margem para dúvidas em relação às preferências dos portugueses é o tipo de cozinha favorito para esta data, não estivesse esta recheada de tradições. Se a maioria dos utilizadores (69%) opta pela cozinha regional portuguesa quando questionados sobre os seus planos, o mesmo se tem verificado nas reservas efetuadas até ao momento.
A tendência repete-se no que diz respeito à questão orçamental: quase metade dos inquiridos gostaria de gastar uma média de 25 euros por pessoa nas refeições. É o que já está a acontecer, com 56% dos utilizadores que reservou no TheFork para a Semana Santa: os restaurantes escolhidos apresentam um preço médio que ronda esse valor.
Quanto às avaliações, as reservas estão a recair predominantemente em restaurantes a partir dos nove pontos, em 10.
Menu familiar
Entre reservar num restaurante que já conhecem ou num restaurante novo, os portugueses dividem-se, embora a descoberta por lugares novos leve a melhor, com 56% a seguir esta opção.
Contudo, o aspeto mais valorizado na hora de reservar um restaurante para a Páscoa – com 73% dos votos – é o facto de ter espaço suficiente para toda a família. Os menus pascais também são importantes para 17% dos inquiridos.
Um menu que, para mais de metade dos portugueses, deverá incluir o típico cabrito assado no forno. Na lista de iguarias que não podem faltar nesta quadra encontram-se também as amêndoas (36%), os ovos de chocolate (33%) e o folar doce (23%).
Tradições que poderão ser mais difíceis de cumprir por quem vai de férias para o estrangeiro na Semana Santa: dos 670 utilizadores que afirmaram ter férias nesta altura do ano, a maioria (185) vai para fora do país.