in

Mais de 15 milhões de garrafas de plástico recolhidas

Foto Shutterstock

O Governo recolheu mais de 15 milhões de garrafas de plástico, desde março de 2020, data em que se iniciou o projeto-piloto de recolha de embalagens de bebidas em plástico em máquinas automáticas colocadas em várias superfícies comerciais.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática, responsável pela iniciativa, indica que foram atribuídos 662.601 euros em prémios, através de talões de desconto em compras ou doados a instituições de solidariedade social. 68% das embalagens tinha uma capacidade superior a meio litro.

De acordo com o Governo, esta quantidade de embalagens corresponde a cerca de 416 toneladas de plástico PET encaminhado para a reciclagem.

 

Metas

O projeto-piloto teve início a 13 de março de 2020 e recolheu uma média de 38 mil embalagens por dia. “Este projeto-piloto foi desenvolvido com o objetivo de produzir ensinamentos para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens em Portugal, que irá contribuir para o cumprimento das metas de recolha seletiva impostas pela diretiva da União Europeia relativamente aos plásticos de uso único”, indica a tutela.

Até 2025, os Estados-membro terão de recolher seletivamente 77% das garrafas de bebidas e as empresas incorporar 25% de plástico reciclado nas novas garrafas.

Publicidade

Consumidor

1 em cada 3 portugueses não está capaz de suportar despesas extras

Sephora Shopping Party

Sephora recria na Internet as idas às compras entre amigos