in

Lugrade apresenta bacalhau com cura de 20 meses

A Lugrade apresentou o bacalhau cura Vintage de 20 meses, num jantar que aconteceu no Chiado, no restaurante Tágide.

O jantar foi conduzido pelos chefs Nuno Diniz e Diogo Rocha, com harmonização dos vinhos Magnum Vinhos do enólogo Carlos Lucas.

A Lugrade embarcou numa viagem de tradição e sabor ao passado à descoberta das origens do nosso bacalhau e transportou para o presente o melhor desta época. Vintage foi o nome atribuído para a cura das curas. A cura que representa o melhor da nossa história e reveste o nosso bacalhau de uma bandeira gastronómica de gerações”, diz  a empresa em comunicado.

Segundo a Lugrade, o bacalhau, capturado a 27 de fevereiro 2015 ao largo Baía de Keflavik, na Islândia, é processado e salgado no próprio dia. Aos melhores exemplares é adicionado o sal e, sem efetuar nenhuma congelação, este viaja até à Lugrade. “Aqui, damos continuidade ao longo processo de cura em sal durante sete meses. Terminado esse tempo, chega a altura de inspecionar a qualidade do peixe e efetuar a lavagem do mesmo, seguindo-se a secagem em ambiente de temperatura controlada. Após este processo, o bacalhau inicia mais uma longa etapa de 12 meses, desta vez, o repouso. Adquirida a textura e consistência ideal, chega a fase do embalamento do bacalhau. Estendemos a identidade do bacalhau cura Vintage até ao embalamento, adicionando igualmente os elementos usados no século passado de forma a trazer para o presente a íntegra da riqueza da história da pesca do bacalhau,” explica a empresa.

O bacalhau cura Vintage é uma edição limitada ao número de 2.000 exemplares, do lote 502502, sendo os mesmos numerados de forma a garantir a autenticidade.

Monte da Ravasqueira é wine partner da Web Summit

Rowenta reforça gama de aspiradores