Este ano, pela primeira vez na história da Lugrade, o maior país fornecedor de matéria-prima foi a Noruega. Trata-se de 37% da origem do bacalhau da marca, cerca de 2.000 toneladas. Destas mais de 60% são provenientes de Husøy, da Br. Karlsen, o maior parceiro norueguês da empresa de Coimbra.
O objetivo deste novo produto, o bacalhau Magnus Lugrade, o topo de gama da marca este ano, é o de fortalecer os laços estabelecidos com a Noruega, em particular com a Br. Karlsen e disponibilizar aos clientes “um produto excecional e único”.
Salgado na ilha de Husøy, curado e seco em Coimbra, este bacalhau “de dimensão superior foi tratado com a dedicação e o rigor característicos da experiência de duas famílias que têm um compromisso assumido com a qualidade, a Lugrade e a Br. Karlsen”. O Magnus tem um calibre superior a 5,5Kg, “é um imponente exemplar de bacalhau“. Como a quantidade de peixes deste calibre é muito reduzido, a edição deste produto é limitada a apenas 1.400 unidades, com o nome a remontar à origem do bacalhau. “O nome Magnus provém da Noruega, do Rei Magnus I, no século XI, que tinha como cognomes o Bom, o Nobre”, detalha a marca.
Pescado em Senja
O bacalhau proveniente da Br. Karlsen é pescado na zona de Senja, onde o bacalhau passa todos os anos para desovar nos meses de primavera. “É neste período que os barcos saem da pequena grande ilha de Husøy para pescar o melhor bacalhau. Estes barcos têm uma longa parceria com a empresa Br. Karlsen e neles o bacalhau é controlado desde a saída de água. As relações desta empresa com os pescadores locais, permanece estável há muitos anos”, detalha a Lugrade.
O processamento feito em terra cumpre todos os requisitos da Lugrade, nomeadamente a salga feita apenas com sal marinho e sem adição de quaisquer outros produtos conservantes.
Ligação comercial e não só
A ligação da família Lugrade aos Países Nórdicos remonta à sua origem. O administrador da Lugrade, Joselito Lucas, após acabar a sua licenciatura na área da Gestão, na década de 90, foi estudar e trabalhar para os Países Nórdicos, para conhecer melhor esta cultura e especializar-se na área do bacalhau, área na qual os seus pais estavam a investir desde 1986, ano de criação da Lugrade.
A empresa tem uma longa e sólida história de cooperação com produtores da Noruega, parceria que cresceu fortemente nos últimos anos, em particular com a Br. Karlsen, parceiro da Lugrade desde 2015.
Contudo, a relação da Br. Karlsen com Portugal não se atribui apenas à forte parceria comercial, mas também pela grande presença de portugueses que trabalham na empresa, na ilha de Husøy. Esta empresa trabalha na área do pescado desde 1932, sendo uma especialista na área da salga do bacalhau. “Temos plena confiança na qualidade do peixe que lhes compramos, sabemos que a sua experiência aliada ao rigor do seu trabalho, resultam na entrega de um peixe com características únicas e muito apreciado pelos portugueses”, conclui a Lugrade.
Siga-nos no: