in

Loja Auchan de Sintra distinguida com certificação ambiental

O Jumbo de Sintra foi distinguido com a certificação ambiental atribuída pela Bureau Veritas Portugal, uma distinção que reconhece a adoção de um sistema de gestão ambiental que cumpre os requisitos da norma ISO 14001. Esta é a 11.ª loja Auchan a receber este selo em Portugal.

Para garantir esta certificação, a loja teve de alinhar os seus procedimentos com as melhores práticas ambientais do grupo: redução do consumo de eletricidade, aumento do volume de resíduos enviados para reciclagem, formação de colaboradores, diminuição da utilização de plásticos, fim dos produtos descartáveis, entre outras medidas.

Em 2018, o Jumbo de Sintra conseguiu uma redução de 9% no consumo de eletricidade, 74% de resíduos enviados para reciclagem, 5,4 toneladas de resíduos no Ecoponto de recolha de resíduos de cliente (óleos alimentares, lâmpadas, pilhas, tinteiros, equipamentos elétricos), a instalação de uma “horta urbana”, em parceria com a Jungle Greens, no parque de estacionamento, reduzindo a zero quilómetros o impacto do transporte, parcerias com produtores locais de Sintra (duas pastelarias e três de frutas e legumes), 900 referências no Mercado Bio, todas com embalagem de papel e 100% dos colaboradores com formação em ambiente.

Para além destes resultados, a loja Auchan em Sintra foi já construída a pensar na sustentabilidade ambiental. A título de exemplo, ao nível da estrutura da cobertura, foi utilizada madeira laminada proveniente de florestas sustentáveis, tornando-a mais leve e com benefícios estéticos e económicos. Por outro lado, a instalação de frio alimentar usa soluções com reduzido potencial de aquecimento global, nomeadamente os designados “gases naturais”. A iluminação interior da loja também mereceu um cuidado especial, com objetivo de obter uma luz de melhor qualidade (natural) com um menor consumo energético possível. A solução instalada é a combinação entre a iluminação natural do sol através de tubos solares e armaduras de alto rendimento com sistema de regulação automático. No exterior, toda a iluminação usa lâmpadas LED e os pavimentos do parque de estacionamento são em betão poroso, o que permite a infiltração da água da chuva mantendo as condições ideais de circulação.

O consumidor valoriza cada vez mais a proteção do ambiente e o nosso desempenho social, mas também a forma transparente como comunicamos, como estamos presentes localmente e como apresentamos os nossos produtos e serviços“, afirma Rita Cruz, responsável de Sustentabilidade e Ambiente da Auchan Retail Portugal a propósito do reforço das políticas ambientais da insígnia.

O processo de certificação das lojas Auchan em Portugal teve início em 2008 e, atualmente, além do Jumbo de Sintra, o sistema de gestão ambiental corporativo está implementado também nas lojas de Alfragide, Almada, Gaia, Gondomar, Amadora, Viseu, Aveiro, Figueira da Foz, Torres Vedras e Setúbal. Este conjunto de lojas representa 50% do volume de vendas da Auchan Retail Portugal.

Publicidade

Publicidade

Aveleda aumenta produção própria em 150% e atinge os 19 milhões de euros em garrafas vendidas

Moscatel Roxo 20 Anos da José Maria da Fonseca é o Melhor Vinho da Península de Setúbal