in ,

Limitações à circulação na Páscoa podem levar a constrangimentos no abastecimento das lojas

A entrada das limitações à circulação no período da Páscoa (de 9 a 13 de abril), preconizadas no decreto que regula a renovação do estado de emergência em Portugal e que impedem deslocações para fora do concelho de residência, salvo algumas exceções, poderá causar alguns constrangimentos no abastecimento das lojas.

Em declarações ao Público, Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, admite que, não obstante o diploma prever a circulação de trabalhadores e de transportes de mercadorias, as ações de fiscalização poderão criar algumas dificuldades. “Estamos a trabalhar para responder às necessidades dos consumidores e dos produtores nacionais”, garante.

Para já, não tem havido problemas com as cadeias de abastecimento.  A sexta reunião do Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Sectores Agroalimentar e do Retalho, criado pelo Governo para acompanhar a crise pandémica da Covid-19, terminou com a garantia de que não se perspetivam quaisquer ruturas, apesar da dependência nacional de alguns produtos importados. Gonçalo Lobo Xavier indica que a

distribuição e as associações de produtores continuam a garantir o abastecimento, ao mesmo tempo que têm procurado apoiar a produção nacional, muita dela dependente do canal Horeca e de mercados locais.

Tesco abre loja pop-up em hospital de Birmingham

Abraços e beijos desaparecem da publicidade