Oiça este artigo aqui:
A LPR – La Palette Rouge, em parceria com a Grande Consumo, distinguiu o Lidl Portugal, a Worten e a Too Good To Go como vencedores do Prémio LPR – Retalhista Sustentável do Ano 2025, no âmbito da iniciativa A Melhor Loja de Portugal.
O galardão, que já destacou Continente, Auchan e Pingo Doce, reconhece os projetos mais relevantes e impactantes na área da sustentabilidade no retalho, premiando empresas que integram práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) nas suas estratégias e operações.
Sustentabilidade com visão estratégica
Os vencedores foram selecionados por um júri independente, composto por especialistas do sector, que avaliou critérios como inovação, impacto ambiental e social, coerência estratégica, mobilização de parceiros e aplicabilidade prática.
O painel incluiu Hugo Silva, country manager da LPR Portugal, Raul Magalhães, presidente da assembleia geral da APLOG, Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca, João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal, Bruno Farias, diretor da Grande Consumo, Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, e Alexandra Andrade, country manager da Adecco.
Lidl Portugal: mobilidade elétrica, energia solar e combate ao desperdício
O Lidl foi distinguido pelo seu compromisso transversal com a sustentabilidade e rapidez de implementação, em território nacional, de boas práticas internacionais, refletidos em iniciativas como a rede nacional de carregamento rápido de veículos elétricos, acessível e em expansão; a produção própria de energia solar e aposta em lojas ecoeficientes, com impacto direto na redução das emissões; programas robustos de redução do desperdício alimentar e parcerias com instituições; a exigência de boas práticas a fornecedores, com foco em certificações reconhecidas; e a comunicação transparente com os consumidores e oferta de alternativas sustentáveis acessíveis.

Worten: pioneira na gestão de resíduos eletrónicos
A Worten foi premiada pela liderança no combate aos resíduos elétricos e eletrónicos (REEE), materializada, entre outras, pela iniciativa Worten Transforma, lançada em 2009, que já recolheu e valorizou mais de 66 mil toneladas de REEE e cujos fundos são canalizados para apoio social e inclusão digital. A empresa mantém uma rede nacional de recolha de REEE, com parceiros licenciados, o que garante a rastreabilidade e a conformidade. Foi também destacada pelo reaproveitamento de materiais para mobiliário e novas lojas, numa estratégia de circularidade total.

Too Good To Go: simplicidade, impacto e mudança de comportamento
A Too Good To Go foi reconhecida pela redução do desperdício alimentar através da tecnologia. Já salvou mais de quatro milhões de refeições em Portugal e 300 milhões a nível global e desenvolve campanhas de sensibilização, como “Observar, Cheirar, Provar”, com marcas e retalhistas. Também atua na educação alimentar e combate à desinformação, com o apoio de escolas, instituições e autarquias. A sua plataforma digital mobiliza milhares de consumidores e estabelecimentos, promovendo mudanças de comportamento em larga escala.

Circularidade no centro da LPR
“O apoio da LPR a este prémio é a expressão do nosso compromisso com a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Acreditamos que dar visibilidade a quem está a fazer a diferença no terreno é fundamental para acelerar a transição para modelos mais circulares e responsáveis. No nosso caso, a circularidade está no centro do nosso modelo de negócio. O sistema de pooling da LPR permite reutilizar paletes de forma contínua, reduzindo consumos, emissões e resíduos.Faz todo o sentido reconhecermos quem, como o Lidl, a Worten ou a Too Good To Go, está a fazer esse caminho nos seus respetivos sectores. São casos de estudo, inspiração e liderança com impacto”, afirma Hugo Silva, country manager da LPR Portugal.
O Prémio LPR – Retalhista Sustentável do Ano regressa em 2026, com o objetivo de continuar a dar visibilidade às melhores práticas no universo do retalho e da logística em Portugal.




