in

LG investe no “upcycling” de eletrodomésticos antigos

A LG tem vindo a explorar formas de transformar os eletrodomésticos antigos em soluções de “lifestyle” atualizadas e ambientalmente conscientes.

De acordo com a Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos, cerca de nove milhões de frigoríficos e congeladores, seis milhões de unidades de ar condicionado e quase um milhão de desumidificadores são descartados a cada ano. Mas, segundo a LG, através de processos e tecnologias transformadoras, estes dispositivos podem renascer como novos equipamentos, oferecendo recursos e uma performance adaptados às necessidades e preferências dos consumidores atuais.

 

Urban Mining

Urban Mining, ou mineração urbana, significa extrair recursos valiosos dos eletrodomésticos “reformados”. Envolve a recuperação e triagem de qualquer matéria-prima que possa ser utilizada na criação de novos produtos.

Ao contrário da incineração – um destino que recai sobre muitos equipamentos em fim de utilização –, este curso de ação ajuda a reduzir as emissões de carbono e a prevenir a poluição ambiental. A LG extrai vários materiais diferentes de eletrodomésticos descartados (incluindo plástico, ferro e metais não ferrosos) e utiliza-os na produção de novas e avançadas ofertas.

 

LG Recycling Center

Desde o final de 2021, a LG tem vindo a implementar programas de circulação de recursos num total de 52 países em todo o mundo, como parte dos seus esforços no combate às emissões de gases com efeito de estufa. No LG Recycling Center da LG na Coreia do Sul, que deu início à sua operação em 2001, as matérias-primas são colhidas a partir de eletrodomésticos descartados e  classificadas e processadas antes de serem transformadas em componentes de eletrodomésticos “frescos” e ecologicamente responsáveis.

Para isso, o LG Recycling Center cumpre quatro passos que possibilitam transformar os eletrodomésticos antigos em peças de alta qualidade para novos produtos: recolha, desmantelamento, triagem e processamento e renascimento. Os eletrodomésticos usados, como frigoríficos, máquinas de lavar e equipamentos de ar condicionado, são recolhidos e transportados para o centro. Os equipamentos são desmontados e os componentes são triturados para atingir uma dimensão consistente. Após a triagem dos materiais de ferro, alumínio, cobre e plástico, os plásticos passam por um processo adicional em que são transformados em pellets, um recurso conveniente e renovável para a produção de peças e produtos de plástico. Os pellets são derretidos e transformados em peças plásticas para utilização na produção de novos eletrodomésticos LG.

 

Plásticos reciclados

Os plásticos reciclados desempenham um papel importante ao dar vida aos designs dos eletrodomésticos da LG, incluindo os recém-lançados LG Styler ShoeCare e ShoeCase. O purificador de ar LG PuriCare AeroFurniture e o LG tiiun mini, que existem numa grande variedade de cores, também utilizam plásticos reciclados. Utilizados na construção dos exteriores de ambos os produtos, esses materiais reaproveitados contribuem para o aspeto estético das inovações da LG e ajudam a reduzir o consumo de recursos e o desperdício.

 

Sustainable Cycle

A LG adotou totalmente uma abordagem de Sustainable Cycle, criando uma consciência ecológica em todas as fases do ciclo de vida do eletrodoméstico, desde a produção e utilização até à sua reciclagem.A  empresa continua a utilizar materiais reciclados extraídos e processados no CRC na produção de novos eletrodomésticos, que, por si só, minimizam o consumo de energia e as emissões, sendo eles próprios altamente recicláveis.

A LG planeia atingir um total cumulativo de 600 mil toneladas de plásticos reciclados (para a produção de componentes de eletrodomésticos) até ao início da próxima década. A meta é definida no Better Life Plan 2030 da empresa e faz igualmente parte da estratégia mais ampla da LG para alcançar a neutralidade carbónica.

Também até 2030, a LG estima ter recuperado oito milhões de toneladas de eletrodomésticos em fim de utilização para extração de materiais para reciclagem.

 

Siga-nos no:

Google News logo

PUMA

Puma expande metaverso e cria uma experiência de retalho digital imersiva

Automóvel

Exportações de componentes automóveis em Portugal cresceram 39% nos últimos anos