Num mundo em que uma em cada cinco (20%) famílias nunca brinca junta e 76% dos pais acredita que as crianças têm menos oportunidades de brincar, o Grupo Lego revela a próxima etapa da sua campanha global “Brincar É o Teu Superpoder”.
De uma galeria de arte imersiva em Paris à primeira biblioteca brincável do mundo na China, o poder da brincadeira está a ser elogiado como fonte de inclusão social, capaz de unir pessoas de variadas origens, géneros, idades e capacidades.
Estudo
Lançando um apelo pela descoberta do poder transformador da brincadeira, esta campanha é uma resposta direta às novas conclusões globais de um estudo conduzido pelo Grupo Lego, que mostra que as famílias que mais brincam juntas são as mais felizes, enquanto 90% das crianças concorda que brincar é a melhor maneira de aprender, de se desenvolver e se expressar verdadeiramente.
A pesquisa, que abrangeu 36 países com mais de 61.500 pais e crianças entre os cinco e os 12 anos, também concluiu que 83% dos pais considera a brincadeira uma plataforma para celebrar as diferenças de uma forma divertida e positiva e que é decisiva para promover uma visão do mundo mais inclusiva (85%).
Existe, no entanto, uma tendência preocupante: 76% dos pais afirma que as crianças de hoje têm menos oportunidades de brincar do que as gerações anteriores. A pesquisa sublinha ainda o impacto generalizado dos dispositivos digitais, a carga de trabalho dos pais e a falta de acesso a espaços apropriados para brincar, com todos os pontos a prejudicarem cada vez mais o tempo de brincadeira em família. Os pais confessam passar nos telefones e portáteis do quase o dobro do tempo que passam a brincar em família, com 66% a dizer que a pesada carga de trabalho prejudica o tempo de brincadeira. Duas em cada cinco famílias não têm acesso a ambientes de brincadeira adequados ou espaços seguros para atividades lúdicas. Um em cada cinco pais admite que nunca participa em brincadeira em família.
Superpower Studios
Restabelecendo o lugar da brincadeira no mundo, o Grupo Lego une-se para promover o poder da brincadeira através de várias ativações pelo mundo fora. A galeria de arte imersiva Superpower Studios surgiu no coração de Paris e, juntamente com uma equipa internacional de Play Ambassadors, comandados pela consultora criativa e fundadora da “concept store” parisiense Colette, Sarah Andelman, o Grupo Lego está a restabelecer a importância da brincadeira à escala global.
Para defender a brincadeira no dia-a-dia, a China está a criar a biblioteca mais brincável do mundo. Esta experiência imersiva apresenta vários andares para explorar, incluindo uma Sala de Leitura Super Lúdica, com três zonas imersivas. Cada zona tem como tema Histórias Icónicas, Exploração Espacial e Criação de Veículos, que demonstram poder da brincadeira.
Enquanto isso, na Hungria, um elétrico em tamanho real será transformado num elétrico Lego por ocasião do Dia Mundial sem Carros, a 22 de setembro, mostrando que a brincadeira pode ser encontrada em lugares inesperados.
No Japão, as crianças estão a ser encorajadas a adicionar imaginação e criatividade às suas vidas com um evento pop-up inspirado nos restaurantes, em que uma experiência do tipo culinário e a brincadeira se encontram.
Já na Austrália, está a ser realizada uma parceria com a artista infantil Emma Watkins, para reimaginar o seu estúdio de dança preferido. Com a ajuda de um grupo de Play Experts, está a ser transformado num espaço criativo com tijolos Lego.
Finalmente, durante o Festival das Luzes de Berlim, várias criações Lego construídas por famílias serão apresentadas em pontos icónicos, como o Brandenburger Tor. As famílias participantes podem juntar-se ao Lego Creative Camp e reconstruir o mundo com o futebolista alemão Thomas Müller.