A Kellogg, fabricante de cereais de pequeno-almoço, está a alienar duas das suas divisões. Agora, vai desenvolver o seu negócio de cereais de pequeno-almoço norte-americano e a sua divisão “plant-based” através de empresas independentes e cotadas na bolsa.
Em concreto, todas as atividades relacionadas com cereais de pequeno-almoço na América do Norte serão alojadas numa sede em Michigan.
Já a divisão de produtos de origem vegetal, que atualmente consiste principalmente na marca Morningstar Farms, será também separada. A Kellogg está a considerar vender esta empresa no futuro, mas, por agora, ainda partilha a sua sede em Michigan com a divisão norte-americana.
“Todas estas empresas têm um potencial autónomo significativo e um foco mais forte permitir-lhes-á concentrar melhor os seus recursos nas suas várias prioridades estratégicas“, disse o CEO Steve Cahillane, de acordo com a CNBC. Os nomes para as novas empresas ainda não foram anunciados.
Divisão de snacks assume a liderança
A restante empresa compreende, principalmente, as atividades internacionais do produtor de produtos de grande consumo. Isto diz respeito, principalmente, a todos os cereais de pequeno-almoço fora dos Estados Unidos.
A Kellogg também tem algumas marcas de snacks, tais como Cheez-It, Pop-Tarts e RXBAR, uma divisão de pequenos-almoços congelados na América do Norte (incluindo os waffles Eggo) e as crescentes vendas de noodles em África.
O negócio internacional do snacking está claramente a tornar-se o líder do trio, uma vez que essas atividades, em conjunto, representam cerca de 80% de todas as vendas. O CEO Cahillane continuará a ser o diretor executivo desta empresa, que terá a sua própria sede em Chicago.
A Kellogg espera que a cisão esteja concluída até ao final de 2023.