Numa tentativa de fazer face ao aumento dos preços, a Danone está a reduzir a sua gama de produtos e vai oferecer menos variações. Menos sabores e embalagens diferentes deverão ajudar a reduzir os custos, mas nenhuma linha de produtos vai ser completamente eliminada, por enquanto.
O número de referências diferentes será reduzido consideravelmente, disse à Reuters Ayla Ziz, chefe de vendas globais. Por exemplo, o fabricante produzirá menos embalagens de tamanhos ou sabores diferentes de alguns produtos.
Aumento de preços
Como o transporte, o petróleo e as embalagens estão a ficar cada vez mais caros, devido à guerra na Ucrânia e às medidas pandémicas em curso na China, a Danone quer poupar nos custos de produção, oferecendo uma gama mais pequena e mais simples. Os supermercados também podem fazer poupanças, diz a gigante dos produtos de grande consumo, uma vez que precisam de proporcionar menos espaço de armazenamento e prateleira, transporte e gestão de stocks.
“A inflação é uma dinâmica, particularmente na Europa, a que precisamos de começar a habituar-nos“, explica Ayla Ziz.
A redução nas variantes não será a mesma em todo o lado, mas sequência de uma análise que poderá variar por região e por retalhista. Toda a carteira da Danone será revista com cada cliente retalhista, de acordo com Ayla Ziz. A multinacional investirá também em software para fixar preços mais precisos e mantê-los em linha com as expectativas dos consumidores.