Oiça este artigo aqui:
Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates desde 2019, irá reformar-se formalmente no final de fevereiro, após 40 anos na empresa.
O seu primo, Rupert Symington, produtor de vinho de quarta geração e até agora CEO, sucede-o como presidente. Outro primo, Charles, foi designado CEO conjunto e continuará responsável por toda a área de produção de vinhos da família. Rob Symington, da quinta geração, foi também nomeado CEO conjunto e terá a seu cargo a orientação da área comercial, enoturismo, pessoas e cultura e sustentabilidade. Juntam-se-lhes seis outros elementos da quinta geração: Charlotte, Harry, Anthony, Vicky, Teresa e Hugh, com responsabilidades nas áreas de marketing, vendas e enoturismo.

Symington Family Estates
A Symington Family Estates passou por transformações ao longo dos últimos 40 anos, desde a entrada de Johnny Symington na empresa. A família estreou-se na produção de vinhos tranquilos em 1999 e, ao longo dos últimos 25 anos, desenvolveu um amplo portefólio de vinhos elaborados nas regiões do Douro, Alentejo e Vinho Verde, além da produção de vinho espumante em Hampshire, no Reino Unido.
Também o pilar de enoturismo foi alvo de forte expansão, particularmente nos anos mais recentes, sob a liderança de Johnny Symington. Este crescimento incluiu a abertura de dois novos restaurantes na Quinta do Bomfim (uma das propriedades da família no Douro), um centro de visitas na Quinta da Fonte Souto no Alentejo e um novo projeto na Baixa do Porto, a estrear brevemente.
“Estes últimos 40 anos constituíram um período de progresso, inovação e crescimento incríveis. A nossa empresa atravessou grandes e sucessivas transformações nestas décadas, o que lhe permitiu tornar-se mais relevante e bem-sucedida num mercado em acelerada mudança e altamente competitivo. O que mais me tem impressionado, ao longo destes anos, são as pessoas que fazem as coisas acontecer. Apesar das constantes mudanças, a sua motivação, adaptabilidade e empenho moldaram a nossa empresa para o melhor. A resiliência e coragem durante a pandemia de Covid-19 foi verdadeiramente impressionante. Tenho enorme confiança naqueles que me vão suceder, bem como no futuro da empresa. Estou convicto que o nosso duradouro legado e reputação de qualidade e confiabilidade irão perdurar. Manteremos a nossa capacidade de adaptação a um mundo que, muito provavelmente, mudará nos próximos 40 anos tanto ou mais que nos últimos 40”, comenta Johnny Symington.
Percurso
Johnny Symington nasceu no Porto, em 1960, fazendo parte da quarta geração da família criada no seio do sector do vinho do Porto, embora a sua linhagem no vinho do Porto remonte a mais de três séculos e 13 gerações, a meados do século XVII, pelo lado da bisavó paterna, Beatriz Leitão de Carvalhosa Atkinson. Após concluir os estudos em Portugal e Inglaterra, trabalhou em Londres numa empresa tecnológica ligada ao ramo farmacêutico antes de regressar a Portugal, em 1985, para ingressar na empresa familiar. Passado algum tempo, foi designado diretor comercial e, em 1994, foi nomeado diretor geral conjunto.
Johnny Symington foi cônsul-honorário do Reino Unido no Porto, entre 2005 e 2013, e, pelos serviços em prol da comunidade britânica no norte de Portugal, foi condecorado com a ordem MBE pela Rainha Isabel II. Em 2019, ascendeu ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Symington Family Estates.