Oiça este artigo aqui:
A Decathlon anunciou a nomeação de Javier López como novo chief executive officer (CEO), sucedendo a Barbara Martin Coppola, que ocupava o cargo desde março de 2022.
Esta mudança assinala o início de uma nova fase para a empresa, com o objetivo de fortalecer a sua competitividade e crescimento, promovendo simultaneamente o acesso ao desporto e aos seus valores universais.
Percurso
Com 26 anos de experiência na Decathlon, Javier López desempenhou funções nas áreas digital, logística e retalho. Entre 2012 e 2015, liderou a Decathlon Alemanha, passando posteriormente a CEO da Decathlon Espanha de 2015 a 2022, onde foi uma força motriz por detrás do forte crescimento da empresa no país. Em 2022, assumiu o cargo de chief value chain officer global
Julien Leclercq, chairman do Grupo Decathlon, expressa confiança na liderança de Javier López. “Tenho total confiança no Javier e na sua capacidade natural de unir as pessoas para impulsionar a nossa ambição e identificar novas alavancas para um crescimento sustentável, ao mesmo tempo que fortalece ainda mais a nossa cultura humana e inclusiva”.
Reposicionamento
Nos últimos três anos, a Decathlon alcançou um crescimento significativo num contexto desafiador, reduzindo as emissões de CO₂ em 13% desde 2021, através do desenvolvimento de modelos circulares, uso de materiais descarbonizados e energias mais limpas. “Reposicionámos a marca Decathlon, ao redefinir a experiência do cliente nas lojas e no e-commerce, que agora representa 20% das nossas receitas. Repensámos o nosso portefólio de marcas, assinámos parcerias com alcance global e criámos modelos de economia circular”, reflete Barbara Martin Coppola.
A empresa também fortaleceu colaborações com atletas internacionais e eventos desportivos globais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
Esta transição na liderança reflete o compromisso da Decathlon em adaptar-se e prosperar num mercado em constante evolução, mantendo o foco na promoção do desporto e dos seus valores universais.