Indonésios trocam garrafas de plástico usadas por bilhetes de autocarro

A segunda maior cidade da Indonésia encontrou uma nova forma para encorajar os habitantes a reciclar, ao oferecer viagens de autocarro em troca de garrafas de plástico usadas.

A iniciativa, que decorre em Surabaya desde abril, permite que os passageiros usem os transportes públicos sem custo ao colocar as garrafas de plástico nos terminais ou pagando diretamente o bilhete com as garrafas. Uma viagem de duas horas custa 10 copos de plástico ou cinco garrafas, dependendo do seu tamanho. Com esta medida, a cidade ambiciona cumprir as suas metas de tornar-se livre de resíduos de plástico desde 2020.

Subaraya é a primeira cidade indonésia a implementar este esquema. Os dados oficiais mostram que 15%, cerca de 400 toneladas, do lixo gerado diariamente pela cidade é plástico. Cada autocarro permite recolher até 250 quilogramas de garrafas de plástico por dia e cerca de 7,5 toneladas por mês.

Após recolhidas as garrafas, os rótulos e as tampas são retiradas das garrafas que são leiloadas às empresas de reciclagem. O dinheiro angariado com o leilão reverte para as operações dos autocarros e para o financiamento de espaços verdes nesta cidade.

Publicidade

Lion of Porches chega ao Luxemburgo

Berg Outdoor recebe parceiros de vários países europeus