A cadeia de mobiliário sueca troca o conceito de “serve-te a ti mesmo”, que prevalece nos seus restaurantes, pelo seu tradicional “faça você mesmo”, numa instalação “pop-up”, que abriu a 10 de setembro.
A IKEA aplica a filosofia “faça você mesmo” à restauração e com o restaurante pop-up “The Dining Club”, onde os clientes vão cozinhar e servir o seu próprio almoço, jantar ou brunch a um máximo de 20 familiares e amigos que os acompanham nesta aventura culinária proposta pela cadeia sueca.
Durante 15 dias, a IKEA vai abrir as portas deste estabelecimento em Londres para que os “chefs da casa” tenham a oportunidade de “impressionar os seus amigos num restaurante onde terão à sua disposição os seus próprios assistentes e empregados de mesa e a supervisão e a orientação de um chef profissional”.
“The Dining Club” tem um extra. Todos os alimentos e bebidas serão gratuitos para os que conseguirem reservar uma mesa (e, neste caso, cozinha) através da Web pois, dada a efemeridade deste restaurante, as vagas são muito limitadas.
O objetivo, explicou a própria empresa, não é que os clientes experienciem por algumas horas as sensações que vivem diariamente os chefs profissionais e concorrentes dos “reality shows” voltados para o mundo da gastronomia, mas sim “desfrutar da alegria de cozinhar juntos“.
“The Dining Club” também contará com uma loja dedicada exclusivamente a utensílios de cozinha e vai oferecer uma série de workshops especializados que irão abordar, entre outros temas, o futuro da restauração, a preparação de pratos especiais para crianças ou o aproveitamento criativo das sobras. Os clientes também vão poder inscrever-se nestas oficinas através da Internet. Além disso, para não dececionar os fãs das suas almôndegas suecas, a IKEA vai reservar um espaço no estabelecimento para uma das suas famosas cafetarias.