in

Icon-Key S.A. é a primeira startup portuguesa de bebidas espirituosas premium a financiar-se na Seedrs

A Icon-Key, startup portuguesa especializada na criação e comercialização de bebidas espirituosas premium, lançou uma operação de venda de ações em “equity crowdfunding”.

A empresa torna-se, assim, na primeira do sector a recorrer à Seedrs, a maior plataforma europeia do género, com o objetivo de angariar financiamento por parte de investidores em todo o mundo.

Na campanha, a Icon-Key S.A. pretende capitalizar-se em um milhão de euros, em troca de 8% do seu capital, avaliando a empresa em 12,5 milhões de euros.A campanha está ativa em https://www.seedrs.com/icon-key-sa-premium-beverages.

O financiamento captado através da campanha na Seedrs será direcionado para o reforço da estratégia de internacionalização da Icon-Key. A empresa cresce a um ritmo anual de três dígitos e já presente em 24 mercados externos. Quer conquistar 51 até 2023 e acelerar o crescimento através do lançamento de oito marcas inovadoras até 2020, aumentando o peso das exportações de 29% para 50% do valor total das vendas.

O arranque da campanha na Seedrs surgiu no dia em que a Icon-Key foi considerada pelo Financial Times como uma das empresas com o crescimento mais rápido na Europa. O jornal britânico revelou a sua terceira edição do FT 1000: Europe’s Fastest Growing Companies, um ranking no qual identifica as mil empresas europeias com o crescimento de receitas mais rápido, entre 2014 e 2017. A Icon-Key surge na 450.ª posição.

A aposta no produto nacional de qualidade começou em 2008, mas foi em 2014 que o fundador, Daniel Correia, se juntou ao sócio, Bruno Amaral, e se alinharam para criar uma empresa nacional orientada para a criação, produção e comercialização de bebidas espirituosas premium. Entre 2013 e 2018, a Icon-Key S.A. cresceu mais de 1.000% a sua faturação anual.

Atualmente, a Icon-Key conta com um portfólio de sete marcas portuguesas de cerveja e bebidas espirituosas: Gin Sharish, Gin 13, Rum da Madeira William Hinton, Cerveja Artesanal Maldita, Aguardente de Medronho MAD, Ginja d’Óbidos Mariquinhas e a Aguardente da Lourinhã Louriana. “A nossa ambição é criar, lançar e projetar mundialmente marcas de bebidas portuguesas, com estatuto de produtos de grande qualidade. Somos construtores de marcas e queremos oferecer aos consumidores de todo o mundo a experiência de saborear bebidas espirituosas e cervejas artesanais, com sabor e alma portugueses”, afirma Bruno Amaral.

Daniel Correia salienta ainda que “esta campanha na Seedrs vai permitir reforçar a nossa presença internacional e lançar novas marcas no mercado. Com este modelo de financiamento conseguimos não só captar investidores de todo mundo, mas também promover os nossos produtos junto de potenciais clientes e parceiros”.

Frutas Patrícia Pilar elege LPR como fornecedor de “pooling”

As forças de mudança no sector dos transportes e logística