in

Herdade Grande apresenta novos Garrafeira

Garrafeira

A casa centenária da Vidigueira acaba de anunciar novos topos de gama, os Herdade Grande Garrafeira, que homenageiam os 75 anos de vida de António Lança. Um pioneiro dos vinhos no baixo Alentejo, que está, igualmente, a celebrar 25 anos enquanto produtor.

As edições exclusivas de 650 garrafas (branco e tinto) têm um preço de 80 euros e já estão disponíveis no mercado. “São edições exclusivas, de apenas 650 garrafas, vinhos inéditos que, até pelo seu processo, evocam os valores de tradição e experimentalismo sempre partilhados pelo meu pai, António Lança, responsável pela introdução de novas casta na Vidigueira. Esta é uma homenagem que muito nos orgulha e inspira”, explica Mariana Lança, diretora geral da Herdade Grande, quarta geração da família Lança.

 

António Lança

António Lança fundou na Herdade Grande o património vitivinícola que, hoje, distingue este produtor da Vidigueira. Foi um dos pioneiros dos vinhos do Baixo Alentejo, primeiro enquanto produtor, depois começando a engarrafar esta marca, Herdade Grande, a designação da terra onde o seu avô fundou família, em 1920.

Agora, no momento em que assinala 25 anos do seu primeiro rótulo, e ainda como celebração do seu 75.º aniversário, a Herdade Grande anuncia novos topos de gama, os Herdade Grande Garrafeira, que se traduzem em dois vinhos de edição única, já disponíveis no mercado.

Diogo Lopes, o enólogo da casa, enquadra os novos vinhos. “O engenheiro António Lança, sempre no seu jeito apaixonado, desafiou-nos para criar algo único. Assim, graças à nossa experiência com as talhas, fundimos a identidade ancestral do pote barro, onde entraram as melhores uvas da nossa vinha velha, juntamente com a melhor barrica da colheita de 2019, um Viosinho de enorme destaque”, afirma, a propósito do Herdade Grande Branco Garrafeira 2019.

Para o Herdade Grande Tinto Garrafeira 2018, a inspiração foi semelhante. “É um lote apuradíssimo do melhor Alicante Bouschet e do melhor Sousão, juntando ao que é emblemático do Alentejo, mais uma variedade que António Lança introduziu de forma pioneira na região, com os resultados conhecidos. Seguiu-se, depois, o devido estágio em garrafa, a evocar a tradição dos Garrafeira. São vinhos que honram a pessoa, a história e a sua visão”, termina Diogo Lopes.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Yoyoso

Yoyoso abre primeira loja no norte do país

telemóvel

Metade das crianças portuguesas recebem o primeiro telemóvel aos 10 anos