in

Herdade das Servas estreia Arinto e Touriga Nacional rosé

A família Serrano Mira, proprietária da Herdade das Servas, no Alentejo, e da Casa da Tapada, na região dos Vinhos Verdes, acaba de alargar o seu portfólio de vinhos alentejanos com a estreia de dois monocastas, um branco de Arinto e um rosé de Touriga Nacional, ambos da colheita de 2018.

O Herdade das Servas Arinto branco 2018 é feito a partir da casta branca mais plantada em Portugal e com manifesta apetência a solo. O trabalho na vinha e na adega resultou num vinho límpido, de cor citrina, com aromas de maçã verde, lima, limão e nota tropical. Na boca é fresco, cítrico, mineral e cheio, aspetos típicos da casta. O final de boca é elegante e persistente.

No que toca à vinificação, as uvas foram desengaçadas, esmagadas e, posteriormente, prensadas em prensa pneumática com proteção de oxidações. Depois de decantação estática, durante 48 horas, a fermentação alcoólica teve lugar em cubas de inox com controlo de temperatura e o estágio sur lies, durante três meses.

Um vinho que não estagiou em madeira, mas que se adivinha longevo, já enverga uma Medalha de Ouro ganha no Concurso Vinhos de Portugal, o primeiro concurso a que se propôs.

Com origem na casta bandeira de Portugal, o Herdade das Servas Touriga Nacional rosé 2018 é um vinho límpido, de cor salmão pálido. Na prova sobressaem os aromas de framboesa, groselha e cereja e notas florais características da casta. Um rosé frutado, fresco, mineral e seco, com um final de boca elegante e persistente, características que lhe conferem uma longevidade até uma dezena de anos.

Depois de desengaçadas as uvas e submetidas a prensagem em prensa pneumática com proteção de oxidações, o mosto que deu origem a este néctar foi alvo de decantação estática durante 48 horas. A fermentação alcoólica decorreu em barricas de carvalho francês de terceiro ano, em parte, mas também em cubas de inox com controlo de temperatura. O estágio, sur lies e durante três meses, deu a elegância a este vinho.

Fica a recomendação da harmonização do Herdade das Servas Arinto branco 2018 com pratos de marisco, peixe, saladas e carnes brancas e do Herdade das Servas Touriga Nacional rosé 2018 com massas, sushi, pizzas, mas também saladas.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Hoppy House Brewing lança Summer Ale para as festas de Lisboa

Milaneza lança laços integrais com aveia