in

Henkel redobra compromisso com a sustentabilidade

Ser uma empresa climaticamente positiva em 2040

Coincidindo com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a 5 de junho, a Henkel manifestou o seu compromisso com o planeta, partilhando o progresso alcançado com a sua estratégia global de sustentabilidade e as metas de embalagens sustentáveis e proteção do clima.

Em 2030, a Henkel pretende ser três vezes mais eficiente nas suas atividades comerciais relativamente à pegada ambiental que gera. Este é o eixo central da estratégia de sustentabilidade. No final de 2019, aumentou em 56% a sua eficiência total, em comparação com 2010.

 

Metas

Durante o ano passado, a Henkel conseguiu alcançar três das metas que estavam planeadas para 2020: redução de 31% das emissões de CO2, redução de 40% de desperdício por tonelada de produto e melhoria em 42% da saúde e segurança no trabalho.

Além disso, o consumo de água por tonelada de produto teve uma redução de 28%, em comparação com 2010. Isto significa que o objetivo de 30%, definido para 2020, está praticamente alcançado.

Face à necessidade de reduzir as emissões de CO2 para limitar o aquecimento global, a Henkel pretende tornar-se uma empresa climaticamente positiva até 2040. Por esse motivo, estabeleceu uma série de metas específicas para reduzir as emissões de acordo com o Acordo de Paris para limitar o aquecimento global em 1,5ºC e que foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets. Entre elas, destaca-se a redução da pegada de carbono da sua produção em 65%, até 2025, dar resposta à 100% à necessidade de eletricidade por energia renovável ou substituir os restantes combustíveis fósseis por alternativas neutras para o clima, como biogás ou gás, gerado pela conversão de CO2, ou o fornecimento do excesso de energia neutra a terceiros, que a empresa não necessita para a sua produção.

Além disso, a Henkel está comprometida em ajudar os seus clientes, consumidores e parceiros a economizar 100 milhões de toneladas métricas de CO2 até 2025, disponibilizando produtos e tecnologias inovadoras que possibilitem a redução do consumo de energia.

 

Novos objetivos de embalagens sustentáveis

A estratégia de embalagens da Henkel é baseada numa economia circular, incluindo a utilização de materiais de fontes sustentáveis e um design inteligente para fechar o ciclo. Assim, a empresa amplia os seus esforços no desenvolvimento de embalagens sustentáveis, com novas metas para 2025. Todas as embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis e pretende reduzir em 50% a quantidade de plásticos virgens de origem vegetal nos seus produtos de consumo. Isso será possível através do aumento em mais de 30% da proporção de plástico reciclado nos seus produtos de consumo em todo o mundo, reduzindo o volume de plástico e utilizando cada vez mais plásticos de base biológica. Além disso, a Henkel quer contribuir para evitar que os desperdícios acabem no meio ambiente. Portanto, a empresa apoia iniciativas de recolha e reciclagem de resíduos e investe em soluções e tecnologias inovadoras para promover a reciclagem num ciclo fechado. A Henkel tem como objetivo fornecer informações especificas sobre reciclagem a mais de dois mil milhões de consumidores, por ano.

No final de 2019, 85% das embalagens da Henkel eram recicláveis ou reutilizáveis. A proporção de plástico reciclado nas embalagens dos produtos de consumo da Henkel na Europa aumentou em 12%.

 

Impacto social positivo nas comunidades

Contribuir para o progresso social é uma das seis áreas principais da estratégia de sustentabilidade da Henkel. Até 2025, deseja melhorar ainda mais o seu impacto social positivo nas comunidades, através de um fornecimento 100% responsável, alavancado os seus mais de 50 mil funcionários, que foram formados como embaixadores da sustentabilidade, e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo.

Adicionalmente, para mitigar os efeito da crise causada pela Covid-19, a Henkel lançou um programa de solidariedade a nível global e local, através do qual doou dois milhões de euros ao fundo COVID-19 da Organização Mundial de Saúde e da Fundação da Organização das Nações Unidas e a outras organizações selecionadas, bem como cinco milhões de unidades de produtos de higiene pessoal e doméstica em todo o mundo. Em Portugal, a Henkel Ibérica doou cerca de 225 mil doses de detergente para a máquina de roupa, 2.100 litros de detergente para limpeza do lar e 3.350 blocos sanitários para ajudar famílias carenciadas a manter a sua roupa e casas limpas e higienizadas.

A Henkel apoiou também com artigos de higiene pessoal, contribuindo para que as famílias mais carenciadas assegurem os necessários cuidados de higiene pessoal durante esta fase. Para esse efeito, a Cruz Vermelha recebeu cerca de 2.280 géis de banho, 2.100 champôs e 1.140 unidades de pasta dentífrica.

 

Abastecimento responsável

O elemento-chave da estratégia de abastecimento responsável da Henkel é um processo de seis etapas, usado para avaliar o desempenho de sustentabilidade dos seus fornecedores e firmemente integrado às atividades de compra da empresa. Em 2019, a empresa cobriu cerca de 86% do seu volume de compras nas áreas de embalagens, matérias-primas e fabrico por contrato.

Um exemplo claro do compromisso da Henkel com o abastecimento responsável é a Together for Sustainability – The Chemical Initiative for Sustainable Supply Chains (TfS), que foi cofundada pela Henkel em 2011. Na iniciativa, 23 parceiros de toda a indústria química uniram-se para harmonizar os processos de gestão da cadeia de abastecimento cada vez mais complexos em termos de sustentabilidade. Os elementos principais da iniciativa TfS são auditorias e avaliações online, conduzidas por empresas selecionadas, auditadas e independentes e pela EcoVadis, uma prestadora de serviços especializada em análise de sustentabilidade.

Publicidade

CAP Eduardo Oliveira e Sousa

Eduardo Oliveira e Sousa reeleito para novo mandato na CAP

Pet food multidados

Pedigree e Purina One são as marcas de pet food mais reconhecidas pelos portugueses