in ,

Henkel lança instrumento de financiamento sustentável

A Henkel converteu-se na primeira empresa, a nível mundial, a lançar obrigações financeiras vinculadas à redução de resíduos plásticos.

Os ganhos obtidos com este instrumento financeiro, uma colocação privada das seguradoras japonesas Dai-ichi Life e Dai-ichi Frontier Life, serão destinados, especificamente, a projetos e gastos relacionados com as atividades da multinacional alemã para reduzir a sua pegada ambiental.

As obrigações têm um volume total de 62 milhões de euros e vencem a cinco anos. “A sustentabilidade não está apenas firmemente integrada no nosso enquadramento estratégico, como é também cada vez mais relevante para os investidores e os mercados financeiros”, afirma Marco Swoboda, diretor financeiro da Henkel.

 

Projetos a financiar

Os ganhos obtidos com estes títulos contribuirão para financiar projetos e atividades alinhados com os objetivos da Henkel, para 2025, em termos de packaging. Como tal, 100% das embalagens serão recicláveis ou reutilizáveis e a quantidade de plástico virgem de origem fóssil será reduzida em 50%.

As obrigações sublinham, assim, o compromisso da Henkel com o fomento da economia circular. “Estas obrigações de redução de plásticos são um claro sinal da nossa convicção de que, especialmente em momentos como este, a meio da crise da Covid-19, devemos intensificar os nossos esforços para promover soluções e conceitos sustentáveis em toda a organização e em toda a cadeia de valor”, destaca Sylvie Nicol, responsável de recursos humanos e sustentabilidade da Henkel.

A Dai-ichi Life nota que esta é a primeira emissão de obrigações corporativas exclusivamente destinadas à redução de resíduos plásticos. “Como os títulos são emitidos por um fabricante, o impacto vai diretamente para a cadeia de abastecimento onde a Henkel está a desenvolver soluções de embalagem mais sustentáveis, por exemplo, ao aumentar a quantidade de plástico reciclado”, conclui Kenjiro Okazaki, diretor geral do departamento Global Fixed Income Investment da seguradora.

 

Publicidade

Uber Eats

Uber entra na distribuição alimentar

Carlsberg

Carlsberg estima quedas de dois dígitos no 1.º semestre