in

Heineken vai adquirir as cervejeiras Distell e Namíbia para liderar o sector das bebidas em África

A Heineken assinou um acordo com a Distell Group Holdings Limited, a Namíbia Breweries Limited (NBL) e a Ohlthaver & List Group of Companies (O&L) para integrar os seus respetivos negócios na África Austral numa única e alargada empresa.

A Heineken fez uma oferta de 2,2 mil milhões de euros à Distell. Já a proposta de aquisição da participação de 25% da NBL na Heineken South Africa (HSA) está avaliada em 1,5 mil milhões de euros. Ambas as transações estão sujeitas à aprovação dos acionistas das duas empresas.

A Heineken já detém uma participação de 49,9% na NBL. A atual avaliação de mercado da NBL é de aproximadamente 400 milhões de euros. Após a conclusão da operação, a Heineken contribuirá com estes ativos adquiridos, para além da sua participação direta de 75% na HSA e de outras operações de exportação por esta detidas em África, para uma holding pública não cotada chamada Newco. A Heineken será dona de um mínimo de 65% da Newco e o resto será detido pelos acionistas da Distell que decidirem reinvestir.

 

Líder regional

Estamos entusiasmados por reunir três empresas fortes para criar um líder regional de bebidas, perfeitamente posicionado para captar oportunidades de crescimento significativas na África Austral. A Distell é uma empresa muito conceituada e sólida, com marcas líderes, colaboradores altamente talentosos e um forte historial de inovação e crescimento em África. Com a NBL, existem oportunidades interessantes para expandir cerveja e sidra premium na Namíbia e fazer crescer a icónica marca Windhoek para além do seu mercado doméstico. Juntos, poderemos servir melhor os nossos consumidores e clientes através de uma combinação única de marcas líderes em várias categorias e um caminho reforçado para o mercado“, afirma Dolf Van Den Brink, presidente do Conselho de Administração da Heineken.

Consumidores

Mudanças nos hábitos de consumo mantêm-se em todo o mundo

Natal

Portugueses pedem dinheiro e viagens, mas vão receber chocolates e perfumes