in

Heineken é o patrocinador desportivo mais ativo na região EMEA

GlobalData Heineken futebol
Foto PJiiiJane/Shutterstock

A Heineken foi o patrocinador desportivo mais ativo e o segundo maior em patrocínios desportivos na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), em 2024, com 41 acordos.

A principal parceria da cervejeira holandesa foi estabelecida com a  UEFA, cobrindo múltiplas competições até à temporada 2026-2027. Este acordo, avaliado em 70 milhões de dólares anuais, sublinha o compromisso da Heineken em aproveitar o alcance global do futebol, particularmente através da Liga dos Campeões, revela a GlobalData.

Segundo os relatos, o acordo de três anos da Heineken com a UEFA abrange a Liga dos Campeões, a Liga Conferência Europa, a Supertaça e as competições da Liga Europa.

 

Sector das bebidas alcoólicas

O mais recente relatório da GlobalData, “Sponsorship Sector Report – Alcoholic Beverages EMEA 2024”, revela que o futebol ocupa a primeira posição, em termos de receitas de patrocínios e volume de negócios, no sector das bebidas alcoólicas em toda a região EMEA. As marcas de bebidas alcoólicas sediadas na Europa são as que mais gastam na região.

Olivia Snooks, analista desportiva da GlobalData, comenta que “a Heineken é um parceiro de longa data da Liga dos Campeões da UEFA, desde 1994, com a parceria a prolongar-se até 2027. Sendo a principal competição de clubes da Europa e a mais assistida do mundo, a Liga dos Campeões da UEFA oferece à Heineken uma exposição global sem paralelo”.

 

Maiores negócios em 2024

O negócio mais significativo no sector das bebidas alcoólicas na região EMEA, em termos de valor anual, foi a parceria entre os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e o gigante da moda de luxo LVMH, sediado em Paris. Esta colaboração inclui a Moët Hennessy, uma divisão distinta da LVMH, que fornece os seus vinhos e bebidas espirituosas para as iniciativas de hospitalidade dos jogos. O valor anual deste acordo ascende a 166,40 milhões de dólares.

É importante notar que, como o acordo principal foi estabelecido com a LVMH, o valor declarado, que é consideravelmente elevado, não representa exclusivamente a parceria individual da Moët Hennessy com os Jogos Olímpicos”, sublinha Olivia Snooks.

Apesar de ter assegurado apenas sete acordos na região EMEA, a Guinness é a terceira empresa que mais gastou em 2024. Nomeadamente, a marca detida pela Diageo estabeleceu uma parceria com a Premier League, tornando-se a cerveja oficial desta liga a partir da época 2024/2025. Este acordo está avaliado em 17,19 milhões de dólares anuais.

Durante anos, a Guinness esteve associada ao rugbi no Reino Unido. No entanto, em 2024, a marca de cerveja iniciou um novo capítulo ao estabelecer uma parceria com a Premier League. Este acordo marca a incursão da Guinness no patrocínio do futebol, com a marca a tentar replicar o sucesso que teve no rugbi”, nota a responsável.

GlobalData Heineken futebol

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Galaxy S21 Ultra

Samsung ultrapassa Apple com mais 730 milhões de smartphones enviados numa década

Bimby TM7

Chegou a nova Bimby TM7