in

Há cada vez mais portugueses a tomar medidas sustentáveis

Previsão da Kantar é que as pessoas ambientalmente conscientes sejam metade da população portuguesa em 2025

Foto Shutterstock

O estudo sobre sustentabilidade da Kantar, Worldpanel Division, “Who Care Who Does” concluiu que 25% dos lares portugueses está altamente preocupado com o ambiente e toma ações no sentido de reduzir o seu desperdício.

Este grupo, designado como Eco-Actives, cresceu seis pontos percentuais relativamente a 2020, correspondendo a 27% em valor gasto no total de Fast Moving Consumig Goods (FMCG), ou seja, 3,5 mil milhões de euros.

 

Consumidores

O estudo segmentou os compradores em mais dois grupos, com base nos seus comportamentos reais. Os Eco-considerers (48% dos lares portugueses) são compradores que estão preocupados com o ambiente e estão a tomar algumas medidas para reduzir o seu impacto. Por fim, os Eco-Dismissers (28% dos lares portugueses), sendo compradores que têm pouco ou nenhum interesse pelo ambiente, não tomam medidas para reduzir o desperdício.

O estudo, que já vai na segunda edição portuguesa, estima que, tendo por base os dois anos de informação de Portugal, em 2025, metade da população portuguesa será Eco-Active, estando acima da média europeia e global, que será 47% e 36% da população, respetivamente.

A Kantar pediu também aos consumidores portugueses para identificarem as suas maiores preocupações relativamente à sustentabilidade e as suas principais barreiras para agir de forma mais sustentável.

 

Top de preocupações ambientais dos portugueses

  1. Alterações climáticas (45%)
  2. Escassez de água (36%)
  3. Poluição da água (36%)
  4. Desperdício da água (30%)
  5. Resíduos plásticos (30%)

 

Com muitas marcas a focarem-se já nas suas credenciais de sustentabilidade, os consumidores já têm uma perspetiva sobre quais as marcas que fazem muitas coisas pela sociedade. “As marcas e categorias que atualmente atuam de forma ativa em termos de sustentabilidade serão beneficiadas no futuro próximo, ao passo que as marcas e categorias que ‘subatuam’ no grupo de compradores mais consciente poderão vir a enfrentar uma grande perda à medida que a população muda. Conquistar os Eco-Actives demora tempo e, por isso, é urgente começar a agir para beneficiar no futuro”, afirma Andreia Carvalho, Client Director & Expert Solutions da Kantar, Worldpanel Division.

 

Marcas, em Portugal, que os consumidores consideram que mostram preocupação com o ambiente e sociedade

  PARA O AMBIENTE  PARA A SOCIEDADE
1 Nestlé Nestlé
2 Delta Natura
3 Natura Delta
4 Skip Unilever
5 Coca-Cola Purina
6 Garnier Avon
7 Nespresso Sonae
8 Renova L’Oréal
9 L’Oréal Pedigree
10 Compal Coca-Cola

 

Estando a situação pandémica ainda tão presente no quotidiano, é crucial perceber se devido à pandemia os aspetos de sustentabilidade se tornaram mais ou menos importantes para os portugueses. Assim, quase metade dos compradores pensa que agora a sustentabilidade é mais importante: 34% afirma que é mais importante e 15% muito mais importante. Ao passo que apenas 3% pensa que é menos ou muito menos importante.

Publicidade

Luxo

Mercado de luxo cresce 29% em 2021

Black Friday

Portugueses tencionam gastar em média 150 euros na Black Friday e Cyber Monday