in

GS1 Portugal debate a adaptação ao “novo normal”

GS1 Portugal

Amanhã, dia 30 de junho, tem início um ciclo de sessões de debate promovido pela GS1 Portugal com o objetivo de analisar com especialistas e decisores de diferentes sectores como será a retoma económica num contexto de ajustamento à situação pandémica.

Cada uma das quatro sessões de debate será subordinada a temas diferenciados e complementares, sendo a primeira iniciativa dedicada ao Digital & Ciência dos Dados.

A partir das 10h00, estarão no estúdio da GS1 Portugal Miguel Castro Neto, da NOVA IMS, Fernando Matos, da Data Science Portuguese Association e Manuel Dias, da Microsoft. Cada debate será transmitido em direto nos canais de Youtube e Facebook da GS1 Portugal.

A organização responsável pela introdução do código de barras em Portugal há mais de 30 anos tem estado a acompanhar atentamente um conjunto de novas tendências veiculadas por várias fontes, propondo-se a abrir um novo espaço de debate, neutro e imparcial, sobre as novas oportunidades que surgem e se podem antever na retoma das várias atividades no rescaldo do surto pandémico.

Comércio eletrónico

Virtual Experience Economy, Shopstreaming ou A-commerce são termos que ganharam maior força em plena pandemia e a sua importância e implementação será um dos temas de conversa desta primeira sessão. Com os festivais de música cancelados, os jogos de futebol à porta fechada e o receio de frequentar cinemas e museus, ficaram por preencher necessidades, interromperam-se hábitos, deixando espaço a novas experiências virtuais que alguns setores souberam otimizar.

A dinamização do comércio eletrónico e a respetiva automatização, através de inteligência artificial, são cada vez mais uma realidade. A importância da interoperabilidade da informação e da rastreabilidade ao longo da cadeia de valor ganhou um novo ímpeto.

Neste contexto, a GS1 Portugal procura trazer a debate a opinião de especialistas e decisores com o objetivo de reforçar a colaboração e a solidariedade entre parceiros e, assim, inspirar a transformação.

Debates GS1 Portugal

Para João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal, “é de grande importância promover a discussão aberta sobre temas da atualidade, com impacto na atividade da comunidade empresarial, em particular a importância da digitalização e da qualidade dos dados. O confinamento alterou hábitos de consumo e procedimentos de produção e distribuição. A atividade económica registou um impacto em valor que ainda estamos a apurar e obrigou a uma muito ágil adaptação das operações – quer no imediato, quer no planeamento das ações futuras”.

GS1 Portugal

“A retoma, mesmo com todas as variáveis de incerteza, é imperativa. Dados de qualidade são verdadeiros enablers dessa retoma. O sistema de standards e os serviços que disponibilizamos oferecem múltiplas evidências dos benefícios da integração e da interoperabilidade de dados ao serviço da digitalização e desta ao serviço da eficiência dos negócios, ao longo das cadeias de valor. Enquanto entidade parceira de confiança das empresas, propomos analisar conjuntamente, mais do que estratégias de mitigação de danos, quais as oportunidades que a nova realidade oferece”.

Além desta primeira sessão, estão previstos mais três debates, nomeadamente, sobre Educação para a Sustentabilidade, a 14 de julho; sobre Supply Chain Digital, a 15 de outubro; e sobre a Cadeia de Valor Digital na Saúde, a 19 de novembro.

Sumol

Sumol lança podcast “Latas Tu”

Huawei

Maior loja do mundo da Huawei abre portas na China