Especialista em transporte e logística de produtos alimentares com temperatura controlada, a STEF anuncia um volume de negócios de 4.264,2 milhões de euros para 2022 de 21,6% (14,2% numa base comparável), incluindo 1.136,7 milhões de euros no quarto trimestre, que registou um aumento de 19,7% (12,6 % numa base comparável).
Segundo o comunicado da empresa, o grupo está confiante na sua capacidade de alcançar os objetivos do seu novo plano estratégico 2022-2026.
STEF França
O segmento dos produtos frescos registou uma boa dinâmica global, apesar da diminuição dos volumes que se começou a sentir em meados de 2022 e confirmada no quarto trimestre. As atividades do retalho alimentar estão a ser impactadas pelo contexto inflacionista, que está a afetar o consumo doméstico e a abrandar o crescimento do comércio eletrónico. A atividade dos produtos congelados continua a evoluir num contexto de escalada de preços da eletricidade, embora se tenha verificado uma diminuição significativa no final do ano.
O segmento dos produtos secos alimentares registou uma boa evolução, impulsionada pelos efeitos positivos do arranque de um novo contrato em junho de 2022. Por último, o sector da restauração está bem orientado, beneficiando da vitalidade do mercado da restauração comercial, e da assinatura de novos contratos comerciais.
STEF Internacional
No Reino Unido, as atividades da empresa Langdons, adquirida a 31 de dezembro de 2021, contribuíram para um volume de negócios de 51 milhões de euros durante o trimestre.
A Suíça registou um crescimento significativo do seu volume de negócios, graças às primeiras contribuições da empresa FrigoSuisse, adquirida a 29 de junho de 2022.
Espanha e Portugal beneficiaram de uma excelente dinâmica comercial. Em contrapartida, Itália foi particularmente afetada pela diminuição do consumo alimentar. A conclusão da aquisição do Grupo SVAT, em dezembro de 2022, reforça a posição da STEF no mercado dos produtos congelados.
Atividades marítimas
O volume de negócios continua a progredir, após dois anos difíceis. No âmbito da adjudicação da nova delegação de serviço público marítimo entre a Córsega e o continente, que decorre de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2029, a La Méridionale irá agora operar duas linhas: Marselha/Ajácio e Marselha/Porto-Vecchio.
Além disso, a empresa nomeou um novo diretor geral, que tem por missão o desenvolvimento de um novo plano estratégico, em particular para as linhas internacionais que permanecem aquém das previsões.