Father and son looking at product at grocery store. Dad with child in supermarket buying food
in

Grupo Euromadi ultrapassa os 22.680 milhões de euros de volume de negócios em 2021

O Grupo Euromadi atingiu vendas conjuntas de 22.680 milhões de euros, em 2021, um aumento de 5% relativamente ao ano anterior. Atualmente, o grupo conta com uma rede ibérica de 14.100 pontos de venda (alimentação, perfumaria e cash & carry).

O valor agregado das vendas internacionais, através da European Marketing Distribution (EMD), ascendeu a 195 mil milhões de euros. “Membro fundador da EMD, o Grupo Euromadi tem uma quota de mercado na Europa de 14% e mais de 55 mil pontos de venda, fator que proporciona um valor acrescentado significativo devido às negociações e sinergias com fornecedores multinacionais”, avança o grupo em comunicado.

 

2 mil pontos de venda, em Portugal

Em Portugal, a Euromadi conta com mais de dois mil pontos de venda em todo o território nacional e, no ano de 2021, registou com um crescimento 4,4%. Cristina Mesquita, diretora geral da Euromadi Portugal, salienta que “os obstáculos sentidos em 2020 e 2021 foram catalisadores no nosso sentido de missão de apoiar os nossos associados, para que pudessem crescer e manterem-se competitivos. Hoje, a Euromadi Portugal está mais preparada para continuar a apoiar os seus associados a responder às novas demandas do mercado. Apesar dos desafios que o sector continua a atravessar, os bons resultados de 2021 refletem o nosso empenho e compromisso para com aqueles que nos escolheram como parceiro privilegiado. O nosso objetivo é continuar esta trajetória de crescimento e de consolidação no mercado português”.

 

Plano Estratégico 2021-2023 com balanço positivo

No âmbito do seu Plano Estratégico 2021-2023, o Grupo Euromadi continuou a promover três eixos fundamentais para a competitividade dos seus membros: melhorar a eficiência, o conhecimento dos consumidores e a sustentabilidade. “Valorizamos muito positivamente o progresso na realização dos objetivos estabelecidos no nosso plano estratégico, com base em projetos que nos permitam antecipar as necessidades do mercado”, refere, por sua vez, José Maria Rodriguez, CEO do Grupo Euromadi.

Uma das prioridades do Grupo Euromadi é aumentar a rentabilidade dos seus associados, agrupando volumes e tendo em conta critérios para maximizar a eficiência. Nesta linha, em 2021, foi lançado um novo centro logístico de 20 mil metros quadrados, em Guadalajara, que se soma à plataforma logística de quatro mil metros quadrados localizada em Madrid. Do mesmo modo, nas categorias de projetos verticalizados – que acrescentam valor aos fabricantes e geram sinergias para os associados – registaram-se poupanças significativas de até 20%.

 

Conhecimento do cliente

Por outro lado, a Euromadi está também a desenvolver projetos para aprofundar o seu conhecimento sobre o cliente e as suas novas exigências, para poder fornecer uma gama de opções eficientes para os seus parceiros, trabalhando sempre com o foco na inovação e marcar as tendências de consumo.

No que toca ao seu último eixo estratégico, a Euromadi “tem vindo a promover a sustentabilidade dos seus produtos de marca própria, dando prioridade à saúde e à preservação ambiental. A central de negociação e serviços, que conta com mais de 500 referências com certificações sustentáveis, tem trabalhado diariamente para a implementação de políticas que permitem reduzir a utilização de plástico e a crescente integração de embalagens recicladas e recicláveis”, reforça a Euromadi.

José Maria Rodriguez refere, ainda, que “com base nos três eixos do plano estratégico 2021-2023 – eficiência, conhecimento do consumidor e sustentabilidade – conseguimos responder aos desafios que 2021 nos colocou, consolidar a nossa presença e proporcionar valor aos nossos parceiros, apesar do cenário macroeconómico complexo que atravessámos e que continuamos a atravessar”.

Snacks Inseto_Continente Labs (3)

Continente reforça gama de produtos com insetos

DS Smith

DS Smith substitui 313 milhões de peças plástico problemático em dois anos