Grupo DHL receitas
in

Grupo DHL cumpre expectativas do mercado no segundo trimestre

Oiça este artigo aqui:

Apesar do contexto económico pouco favorável, a receita do grupo DHL foi ligeiramente superior à do ano anterior, atingindo 20,6 mil milhões de euros (Q2 2023: 20,1 mil milhões de euros).

Como esperado, o lucro operacional (EBIT) foi inferior ao nível do ano anterior, alcançando 1,35 mil milhões de euros (Q2 2023: 1,7 mil milhões de euros). No entanto, em comparação com o EBIT do ano pré-pandemia de 2019 (Q2 2019: 769 milhões de euros) demonstra a rentabilidade estruturalmente melhorada do grupo.

Os desafios do comércio global permanecem, e por isso ainda não se observa uma recuperação generalizada. Contudo, o segundo trimestre mostrou sinais de melhoria para o grupo, com um aumento nos volumes de carga aérea. As previsões para 2024 estão alinhadas com o esperado, estamos convictos de que o nosso negócio é sólido e está pronto para enfrentar os desafios futuros. Isto é o resultado da gestão equilibrada que temos implementado ao longo do tempo”, refere José Pedro Pinto, CFO da DHL Express Portugal.

 

Foco na proteção dos lucros

O investimento bruto em capital (capex) foi de 633 milhões de euros no segundo trimestre (Q2 2023: 708 milhões de euros). Dadas as condições económicas globais, o Grupo DHL continua a concentrar-se na proteção dos lucros e fluxo de caixa e nos seus investimentos de capital, como omnishoring, e-commerce, sustentabilidade e digitalização.

O fluxo de caixa foi de 344 milhões de euros (Q2 2023: 450 milhões de euros; Q2 2019: -547 milhões de euros).

 

Previsão para 2024

A economia global desenvolveu-se de acordo com as expectativas do grupo na primeira metade de 2024: com uma recuperação económica ampla e dinâmica a não se materializar.

Na segunda metade do ano, o grupo DHL espera efeitos positivos típicos da temporada. Em conjunto com a gestão contínua de rendimentos e custos, o grupo está convencido de que “está bem posicionado para cumprir as suas metas para o ano financeiro de 2024“. Globalmente, o grupo confirma a sua previsão para o ano fiscal de 2024 e espera um EBIT entre 6,0 mil milhões de euros e 6,6 mil milhões de euros e um fluxo de caixa livre, excluindo aquisições e desinvestimentos, de cerca de 3,0 mil milhões de euros.

Na sua previsão de médio prazo para 2026, o grupo DHL estima um lucro operacional entre 7,5 mil milhões de euros e 8,5 mil milhões de euros.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

AB InBev

Vendas da AB InBev sobem 2,7% no segundo trimestre

Fernando Strubbing Gomes - Diretor Geral TEDI Ibérica

Fernando Strubing Gomes nomeado diretor geral da TEDi em Portugal e Espanha