in

Grécia é o país mais stressado da Europa

Portugal o terceiro

Foto Shutterstock

A Grécia foi classificada como o país mais stressado da Europa, de acordo com o estudo realizado por especialistas da CBDolie.nl.

O estudo teve por base fatores como a prevalência de depressão e da ansiedade, níveis de stress, de tristeza e de alegria reportados e o número médio de horas de trabalho semanais. Cada fator foi, então, incluído num índice para criar uma pontuação de stress global, medida de zero a 100. O estudo revela que a Grécia é o país mais stressado da Europa, totalizando a pontuação mais elevada de 71,8. A Grécia lidera a lista depois de pontuar alto em ambos os relatos de prevalência de stress e depressão. A Grécia tem uma prevalência de depressão de 6,52%, a taxa mais elevada da Europa, e 57% dos inquiridos refere stress frequente, a segunda taxa mais elevada de todos os países europeus.

A Turquia é o segundo país mais stressado da Europa, com 64% dos residentes a sentir-se stressado com frequência. A Turquia também foi a mais classificada em termos de sentimentos frequentes de tristeza, com 49% dos inquiridos a declarar sentir-se assim com frequência. A Turquia também tem o maior número de horas de trabalho semanais, com 42,8, empatada com Montenegro. De um modo geral, estes fatores contribuíram para o estatuto da Turquia como o segundo país mais stressado da Europa, com uma pontuação total de 71,2 em 100, ligeiramente inferior à da Grécia.

 

Portugal em terceiro

Portugal posiciona-se como o terceiro país mais stressado da Europa. Tem a terceira maior taxa de depressão da Europa, com 5,88% dos inquiridos a reportar sentimentos frequentes de depressão, para além de ter as taxas mais elevadas de ansiedade (9,08%) e uma pontuação de stress de 68,4 em 100.

Malta e Chipre ocupam o quarto e quinto lugares, respetivamente. Malta foi classificada devido aos elevados níveis de horas de trabalho semanais (37,9) e aos sentimentos frequentes de ansiedade, com 6,97% dos inquiridos a declará-los. Globalmente, Malta recebe uma pontuação de stress de 51,4 em 100.

Já o Chipre registou níveis ligeiramente mais elevados de ansiedade frequente (7,22%), no entanto, classifica-se abaixo de Malta para sentimentos frequentes de tristeza – 22% em comparação com os 25% de Malta – e, em média, trabalha-se menos 0,2 horas do que Malta.

Em contrapartida, a Dinamarca é o país menos stressado da Europa, com uma pontuação de stress de 21,7 em 100.

 

Siga-nos no:

Google News logo

ASAE

ASAE apreende mais de 57 mil artigos contrafeitos

Ronaldo

Recomendações de marcas feitas por figuras públicas e influenciadores valorizadas pelos portugueses